Quarta-feira, 4 de Março de 2009

Afinal para que serve um blog?

As vezes pergunto-me isso mesmo...Estou neste mundo blogosférico ha pouco mais de meio ano e ja me diverti muito, ja soltei gargalhadas, ja me apeteceu apertar o pescoço a alguém, ja sorri, ja fiquei sem reacçao.

Tenho percebido no entanto que ultimamente (talvez até tenha sido sempre assim, nao sei!) existem muitas guerrilhas... Luta pelas "audiencias", quais Sic, Tvi e Rtp. Blogs bons que deixam de existir por causa de anonimos manhosos. Pessoas que criticam outros blogs, porque acham que o seu é melhor, pessoas que deixam a "fama" subir a cabeça... enfim, um apanhado de situaçoes que me deixam deveras boquiaberta... é que se ha por ai um prémio qualquer ou um oscar, ou uma faixa dourada para o melhor blog, se houver por ai uma boa quantia em dinheiro para quem estiver entre os primeiros do ranking nacional, avisem-me por favor! Duvido que com a minha forma simples de escrever consiga algo, mas! posso sempre tentar nao é?

Todos os dias encontro blogs que considero futeis... outros que começo a ler e desisto logo, outros ainda que até me fazem perguntar a mim mesma "what the fuck?". E para essas situaçoes é que serve a cruzinha no canto superior do ecra.  Mas, um blog é algo pessoal, que sera lido sim, caso contrario nao seria um blog, mas sim um caderninho fechado a sete chaves, mas que nao tem necessariamente de agradar a "gregos e troianos". Nao tem necessariamente que passar uma mensagem sobre politica, religiao, literatura, ou até mesmo liçoes de vida. Cada um escreve sobre o que quer... Hoje até posso escrever sobre algo muito sério como a pena de morte e amanha falar do rato que atropelei na rua... So what? Isso faz de mim futil, degradante? Nao tenciono ser professora ou imagem para as pessoas. Sou eu e eu so. E tenho pena que algumas pessoas tenham essa mesma intençao... assim c omo das que se contentam com a opiniao dos outros sem se preocuparem com a sua propria opiniao... 

 

Sinto pena que até mesmo na blogosfera surjam estes conflitos idiotas... e depois falam-se de guerras, violencia, criminalidade? Por favor... se existem problemas por causa de uma mera plataforma abecedaria... 

 

E uma coisa que reparo... quando um dos meus tags é "sexo" as visitas triplicam... Fantastic! 

 

De qualquer forma, obrigado a quem me le, e a quem também me diverte com o que escreve, a quem escreve pensando em si e em quem o le, mas nao nas audiencias baratas que nao nos dao nada...  



publicado por Jo às 08:54 | link do post | comentar | favorito

36 comentários:
De O Gato a 4 de Março de 2009 às 09:25
Post fabuloso parabéns .
Posso assinar por baixo, já reparei em tudo o que dizes é uma selva muito pior do que a vida real, acredita.

Bj


De Jo a 4 de Março de 2009 às 09:41
:) :) obrigado.
é uma selva mesmo... e o que deveria servir para nos divertirmos é por vezes uma forma gratuita que as pessoas encontram de criticar e insultar... de descarregar as frustaçoes da vida real... enfim...

beijinhos!


De Cobradeira a 4 de Março de 2009 às 09:27
Ora ai está um tema que dava pano para mangas...

Muito resumidamente, senão os caracteres não chegam, penso que como em todo o lado há pessoas com carácter e outras que não o têm.

Um blog é de quem o escreve e não tem que ir ao encontro das ideias dos outros.

Se as pessoas dão uma opinião, devem, por respeito à pessoa que criou o blog, serem correctas.

A opinião não tem que ser igual, mas penso que deverá ser construtiva.

Estar a entrar nos blogs dos outros para dizer mal e ser mal educado, não me parece de todo correcto.

Quanto às guerrinhas que existem, nomeadamente quanto aos destaques, é algo que também não compreendo.

O diário foi destaque no ano passado, em Junho ou Julho e entrou uma resma de gente lá.

Nunca moderei os comentários, mas a verdade é, se bem me lembro, que houve para ai uma ou duas vozes que se insurgiram tipo: não sei como foste destaque e cenas do género, ou "não deves trabalhar tanto porque senão não tinhas tempo para fazer posts" (esta teve piada, a pessoa dizia que era uma moura de trabalho, eu perguntei só: mas tem tempo para vir ler e comentar não tem? e ela não respondeu mais...)

Não respondi mais nada, não alimentei a discussão e as vozes calaram-se.

Não dou importância a essas coisas e prefiro realmente o meu cantinho com as minhas visitinhas das pessoas que têm um palmo de testa e que percebem porque é que o blog foi criado a grandes massas que vão lá só para poderem "deitar abaixo".

Prefiro as pessoas com quem me divirto e que gosto de ler.

Quanto às tags, também já tive a experiência... Pus uma única vez a tag "sexo" e as visitas dispararam!

Mas isso não me interessa. Não quero visitas só para o contador subir, quero por aquilo que posso transmitir às pessoas, sentimentos, ou mesmo o facto de dizerem: agora fizeste-me rir! já me alegra o dia.

Não foi assim tão resumido, mas é o que penso: a blogosfera só mostra o que a nossa sociedade é.


De Jo a 4 de Março de 2009 às 09:40
Sem duvida que a blogosfera é o especlho da nossa sociedade... o querer ser melhor e mais popular, até neste mundo incognito é perceptivel... e é triste... também prefiro ter o meu cantinho com as pessoas que me visitam diariamente e a quem retribuo o carinho...
é absurdo pensarmos que temos sempre razao no que escrevemos, e que todos concordarao, mas acredito que uma opiniao contraria a nossa, se dentro dos limites do respeito so pode ser construtiva. é por isso que nao entendo anonimos que deixam comentarios extremamente absurdos e desrespeitadores... Por outro lado, nao entendo quem busca a gloria neste mundo... o que ganham? enfim...

beijinho :)


De adnirolfpa a 4 de Março de 2009 às 10:48
Oh minha rica menina............ai que gostei tanto !
Ehhhhh
Então eu que nem tenho (nem quero ter) contador e tenho "n" posts que nunca tem um unico comentário e me estou a borrifar! Claro que a polémica gera movimento. E o sexo ? ehehheh movimento maior. Só não entendo como ainda não inventaram algo para canalizar essa energia toda e transformá-la em alternativa.
Olha.....vai ali um carro movido a estupidez!!!!!!!!!
Oh, eu hoje aqueci a água do banho com a tag sex!
Ai eu cá aqueci a saleta com anonimus opina!!!!!!!!!!!!
Beijinhos, beijocas e haja sempre inteligencia e bom humor a rodear-nos!


De Jo a 4 de Março de 2009 às 10:54
é por estas e outras que te adoro tia :)
e la esta, os blogs servem para conhecer pessoas como tu, que nao procuram cativar e cativam :)
beijo grande!


De onmyownproject a 4 de Março de 2009 às 10:58
E é por estas e por outras que continuarei a vir aqui sempre, todos os dias, ler-te :)

Beijinhos, querida Amiga :)


De Jo a 4 de Março de 2009 às 12:13
E espero que venhas sempre :) e me mantenhas a par das tuas conquistas :)
beijo grande !


De antoniofernando07 a 4 de Março de 2009 às 11:10
Olá Jo
Bom dia
Estou completamente de acordo contigo.
Quando estamos no nosso cantinho a falar de tudo aquilo que nos vai cá dentro ninguém tem nada com isso.
Quem lê até deve pensar que estamos a fazer pouco do mundo, mas estão erradas.
Cada um diz aquilo que pensa e cada lê aquilo que lhe agrada.
Bem dito senhora professoara, Eu já aprendi contigo e decerteza que já aprendes-te comigo.

Bjn


De Jo a 4 de Março de 2009 às 12:14
Ola :)
Pois é Antonio... o nosso cantinho é lido por outros, mas espera-se que seja também respeitado e isso parece que nem toda a gente entende... :/

beijo grande e bom dia!


De Cloudy a 4 de Março de 2009 às 12:10
Concordo plenamente amiga! Eu sei que quando comecei a escrever aqui foi porque encontrei algo que me divertia, o saber que posso escrever sobre o que penso e não para ditar qualquer tipo de lição de moral. Achei que algumas histórias poderiam servir como motivo de boa disposição. "Conheci" pessoas muito interessantes, fiz amizades pela net. O que não gosto de ler.. não leio... não comento (pelo menos de forma estúpida), selecciono até bastante... pode não parecer, mas afinal não tenho tanto tempo quanto isso e gosto de me manter fiel aos que já conheço. Quanto às competições... parecem-me um pouco disparatadas. Quem escreve devia ser pelo prazer de escrever, de fazer sorrir alguém ... não por qualquer hipotético "prémio" que se possa receber... e no fundo eu recebo-o todos os dias por quem me mima, me lê e diz que gosta do que escrevo, da maneira como escrevo... isso já faz o meu ego subir lá para as alturas porque é muito mais do que eu esperava! O resto é "paisagem"...
Beijinhos!


De Jo a 4 de Março de 2009 às 12:15
Acredita amiga... as amizades que se vao criando... as leituras diarias... isso sim torna isto melhor... nao a busca incessante por lugares em rankings... parvoices...

beijo grande!


De Marta a 4 de Março de 2009 às 12:14
Amiga,

Quanto ao que descreveste estou contigo e asisino por baixo.

Quanto ao obrigado não precisas de agradecer porque nóes é que temos sorte que andes por cá

Beijinhos


De Jo a 4 de Março de 2009 às 12:18
:) :) querida!

Olha la!!! fizeste anos?? :p

beijo grande amiga


De José A a 4 de Março de 2009 às 12:27
Assino por baixo. Mas se houver um concurso para o melhor blog, avisei-me para ser o primeiro a fugir daqui. As pessoas estão a fazer dos blogs, uma competição e um blog é um meio de pessoas falarem e ouvirem, mas de maneira diferente. É um meio de troca de sentimentos, de pensamentos, alegrias e tristezas, é uma troca de amizades, mesmo faltando o contacto visual, acredito que aqui, por vezes nos entendem melhor que as pessoas que se cruzam connosco todos os dias. Por isso, cada blog é um blog. São todos diferentes, cada um com o seu fascínio.
Beijinho.


De Jo a 4 de Março de 2009 às 12:32
Ola José :)
Pois é, parece que so falta mesmo isso... um concurso... porque concorrentes nao faltam pelo que me tenho apercebido...
Resta-nos manter os nossos cantinhos de acordo com o que nos proprios gostamos, seja isso do agrado ou nao, dos outros.

beijinhos!!


De Bruno Fehr a 4 de Março de 2009 às 14:04
A blogsofera não é um mudo à parte, não é imune a criticas. Da mesma maneira que um bloguer pode criticar livros, filmes, politica, whatever, ele também pode ser criticado.

Aceito que um blogue "pode" ser pessoal, digo pode, pois raramente o é.
Há blogues de auto-promoção, há blogues publicitários, há blogues de opinião, etc. Mas visto que é tudo publicado online, deixa de ser pessoal. Pessoal são os escritos num diário escondido na mesinha de cabeceira.

Se o blogue tem textos que podem ser lidos por todos, porque motivo quem lê, só deve falar do texto se gosta? Qual é o problema em afirmar, "eu não gosto do blogue x, y e z"?

A sério que não percebo esta pseudo-imunidade que tentam dar aos blogues, dizendo que são pessoais. Nao são pessoais, são públicos.

Quanto às audiências, cada um lê o que quer, tal como cada um escreve o que quer. O bloguer não controla as audiências, quem gosta fica, quem não gosta parte. Mas também não controla possíveis criticas, ou aceita ou rejeita, mas isso pouco importa.

No que toca aos rankings nacionais, eles servem para muitas coisas. A principal é encontrar novos blogues rapidamente. Enquanto andamos horas de link em link, de blogue em blogue em busca de um bom blogue. Indo ao ranking temos ali uma selecção de 500 blogues, só numa página. Podemos ver o que os Portugueses gostam mais de ler. Todos os países possuem um ranking nacional, existe até um ranking de todos os blogues em Português, sejam eles de que país forem.

Quanto a dinheiro. Sim, existe muito dinheiro a ser ganho por quem lidera esses tops. Dinheiro suficiente para grupos de pessoas se poderem dedicar a um único blogue. O dinheiro vem de publicidade requisitada pelas empresas (pay to clic), publicidade Google (Ad sense) e criticas a produtos, ou seja o sistema "pay to write".

A blogosfera é um espelho da nossa sociedade e como tal, não é imune a criticas e a liberdade de dizer "gosto", "não gosto" é uma realidade que deve ser preservada, respeitada e nunca censurada.

A minha questão é: Porque motivo dizem que quem critica procura audiência?
Isto não faz sentido, pois se eu criticar o teu blogue, só os meus leitores vão ler, mas os meus leitores virão visitar o teu blogue para retirar as suas conclusões.
Tu como criticada, se não me mencionares, nenhum dos teus leitores vai ter ao meu blogue, logo, o critico não ganha visitas.

No fundo, o critico está a dar protagonismo ao criticado, sem receber nada em troca, excepto a satisfação de ter partilhado a sua opinião.

Claro que surgem guerras, mas isto acontece porque muitos não sabem aceitar uma crítica.
Eu tenho uma colecção pessoal de criticas ao meu blogue nos últimos (quase) dois anos. Um total de 32 críticas em 27 blogues diferentes, no entanto não fiz disso uma guerra ofendendo os autores e só em 4 ocasiones comentei a critica nesses blogues.

Nao há aqui uma guerra, é algo perfeitamente normal, exagerado por certas pessoas, com uma visão um pouco limitada. Há quem não perceba que ao colocar um texto extremamente pessoal no blogue, ou uma foto pessoal, milhões de pessoas o podem ler, a podem ver. Por isso, deixa de ser pessoal.


De Jo a 4 de Março de 2009 às 14:19
Ola Bruno,

Sem duvida que a blogosfera nao é imune a criticas, mas revoltam-me sim os insultos e faltas de respeito da parte de quem le aquilo que nao é obrigado a ler.
Nao é porque um blogue é lido por A, ou B ou C que deixa de ser pessoal. No meu caso por exemplo, sao as minhas historias, as minhas experiencias, o meu dia-a-dia, que partilho com quem conheço e nao conheço, é um facto, mas que nao deixam de ser pessoais, apesar de deixarem de ser privadas…
Quanto aos rankings… se numa lista de 500 blogues se encontram os melhores, é uma opiniao da qual nao partilho… nao me agradam blogues como “porcas do hi5” ou blogues que teimam em passar-nos informaçao sobre « as gaijas da tv ». Nao me agradam. Se merecem estar no top do ranking nacional é subjectivo. No meu top nao estarao certamente.

Quanto as criticas e criticados… uma critica pode ser sempre favoravel quando com respeito. Nao me dirijo a tua critica em relaçao ao outro blog. Refiro-me sim, a anonimos anormais que espalham por ai as suas opinioes em diversos blogs, desrespeitando os autores, sem terem a frontalidade para se identificarem. Felizmente so me aconteceu uma vez, e apesar das ameaças e desejos de uma morte breve, essa pessoa deixou de me chatear .

A blogosfera nao é imune a criticas, com toda a certeza… mas é certamente o sitio mais aproveitado por frustrados para « desancarem » outros que nada tem que ver com as suas desventuras… e é essa a principal mensagem que quero passar.


De Bruno Fehr a 4 de Março de 2009 às 14:39
"Sem duvida que a blogosfera não é imune a criticas, mas revoltam-me sim os insultos e faltas de respeito da parte de quem lê aquilo que não é obrigado a ler."

Mas uma critica não é um insulto, por isso se chama crítica. É certo que quem escreve uma crítica, não é obrigado a ler, mas sem ter lido não pode escrever a crítica. O que faz é não voltar lá.

O que escrevemos pode ser pessoal, pode ser sobre a nossa vida privada, que ao expor fica sujeita a imensas opiniões, porque é que a crítica não é aceitável?
Lembro-me de a Rititi que é uma bloguer veterana ter escrito no seu blogue pessoal, algo de privado que foi "não dou mama ao meu filho, porque não quero estragar os seios", obviamente imensas mulheres a criticaram e imensas a apoiaram. Será que a critica é assim tão errada?

Já critiquei um blogue que ainda existe hoje, que é um blogue skinhead de superioridade ariana, será que estarei errado em criticar? Estou a fazer uma critica sobre um blogue xenófobo que reclama superioridade racial e intelectual de Judeus sobre Muçulmanos, será que estes casos pessoais e privados não devem ser expostos? Será que se criarem um blogue pedófilo não se pode expor e criticar? Então porque é que não se pode criticar um blogue por termos opiniões contrárias? É o mesmo caso, falar do que achamos que está errado e apresentar o nosso ponto de vista.

Tal como o meu texto de hoje, peguei numa teoria de uma outro blogue e apresentei a minha interpretação, apesar de não dizer nem mal, nem bem desse blogue, o facto de o corrigir é uma critica.

"Quanto aos rankings… se numa lista de 500 blogues se encontram os melhores, é uma opiniao da qual nao partilho… nao me agradam blogues como “porcas do hi5” ou blogues que teimam em passar-nos informaçao sobre « as gaijas da tv ». Nao me agradam. Se merecem estar no top do ranking nacional é subjectivo."

Mas quem é que disse que ranking nacional era dos melhores blogues? Eu disse que são os blogues mais visitados e lá por serem os mais visitados, não fazem deles os melhores. Os exemplos que dás são mostra disso e digo mais no Top 50 não existem mais de 3 bons blogues. O top é de visitas e não de qualidade, mas podes encontrar lá qualidade, em 500 tenho a certeza que encontras mais do que um que te prenda, nem que seja o ultimo do ranking.


Claro que o meu comentário anterior e este até agora, referem-se à critica de blogues a blogues, criticas assumidas, justas, fundamentadas e nao anónimas.

Quanto aos comentadores anónimos, regra geral sao bloguers, pois já identifiquei algumas dezenas no meu blogue. Seja por que motivo for, gente assim sempre existirá, tal como quando nos levantamos para ir ao WC, muitas vezes ficam a falar nas nossas costas. Isso nao é um problema da blogosfera, é um problemas social e muito vulgar em Portugal.

Existem várias formas de lidar com os anónimos.
Forma errada, é a que o Arrumadinho usava, publicava os comentários ofensivos e ignorava. Isso só motiva ainda mais.
A forma certa é publicar e ridicularizar, os leitores do nosso blogue normalmente ajudam. O anónimo farta-se e parte.

Existe ainda um estirpe especial de anónimos, que sao os que conhecem o bloguer, esses sao os mais persistentes e nesses casos o melhor é moderar ou apagar os comentários, até que se fartem.


De Jo a 4 de Março de 2009 às 14:55
Como ja disse, mesmo noutros posts, a critica é sempre positiva, desde que construtiva, seja a favor ou contra a pessoa.

Ja a situaçao que se gerou entre ti e o outro blog foi a meu ver triste. Tu apresentaste a tua critica. Ela a dela. So que o problema dela foi deixar a raiva falar mais alto e conseguir criar um post triste e la esta, desrespeitoso em certos aspectos. Gosto dos dois blogs e lamento que hajam estas guerrilhas por audiencias, porque sao voces que perdem os tao desejados leitores... O titulo do link que aparece para o blogue dela, por exemplo, é de mau gosto, ou nao achas? Mas ja estamos mesmo a desviar-nos...

De qualquer forma, os anonimos sao mesmo baratas tontas que nao sabem para que lado hao-de ir... posso dizer-te que a pessoa que me ameaçava era do Brasil... nao me conhecia de lado nenhum... e no entanto fazia-o... porque?? por ser pequena... mesquinha... e uma pessoa que sabe fazer uma critica fundamentada é tudo menos pequena.

E a custa disto ja estou a ficar com fome, caro Bruno!!!


De Bruno Fehr a 4 de Março de 2009 às 21:56
Mas esse sempre foi o busílis da questao, o título é do texto, o texto era uma crítica à blogosfera e nao a um blogue.

No final apresentei um blogue que cujo conteúdo nao justifica 3000 visitas e um cujo conteudo merece bem mais das 500 visitas que tem.

Mas fora deste assunto. O que acho engracado é que de todo um texto onde havia dois blogues mencionados, ninguém falou no blogue que eu acho bom, todas as atencoes foram para o mau.

Mas voltando aos anónimos, acho que das duas uma, se ignorares, não publicas os comentários, se os queres publicar deves de os humilhar publicamente.


De Jo a 4 de Março de 2009 às 22:48
isso tb é verdade... ng falou no outro blogue... se bem que fiz questao de ir cuscar...

qt aos anonimos...Sendo anonimos torna-se dificil humilha-los em praça publica...E como sou mais vibora do que gente, prefiro despreza-los. mas as vezes, da vontade de correr meio mundo para lhes dar dois "sopapos" na careta... so que la esta... tentar desprezar... o que nem sempre é facil..


De Pankas a 4 de Março de 2009 às 14:20
Tens toda a razão amiga...
Eu criei o blog para me divertir... e ás vezes tenho com cada comentário que dá para apertar o pescoço a pessoa que comenta... por isso comecei só aceitar os cometnários que eu queria... mas é desagradavel... podem criticar, mas sem insultos... o que 90% das vezes não acontece...

Eu costumo dizer: se não gostas mete na borda do prato... E é assim nos blogs... se não gostas passa a frente...

beijinhos amiga


De Jo a 4 de Março de 2009 às 14:22
Ora nem mais amiga...
frases como "vai po crlh" "o teu blog é uma merda" e etc... sao simplesmente coisas desnecessarias...

La esta... nao ha respeito.
beijinho


Comentar post

Este sim, o meu blogue mais que pessoal...
mais sobre mim
posts recentes

Eu vou para outras parage...

Um ano...

Diferenças culturais...

Apanhei uma buba...

Chocante...

Nada melhor do que conver...

Apanhei uma buba...

ai...

é gozo nao é ?

Entao a modos que...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

mais comentados
47 comentários
45 comentários
42 comentários
41 comentários
36 comentários
36 comentários
comentários recentes
Olá, pessoalmente ficava pelo perfume da Armani......
existem diferenças! mas temos de assegurar que ele...
No plano mental é muito fácil julgar...
bem tenho andado desaparecido mas quando decido ve...
Ricardo, o link so nao é para alguns, mas é por es...
não era mais facil colocar logo aqui o link da nov...
Parabens... O teu blog eh fixe.Eu tbm ja tou cm o ...
E que muitos outros anos se repitam... para sempre...
Querida Jo,Fiquei triste, porque gosto de ir passa...
Adoro o blog
blogs SAPO
subscrever feeds