Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009

Ha varios dias que me debatia com a mesma incerteza... escrevo ou nao sobre isto? Escrevo... nao escrevo... escrevo... e aqui estou...

Todos os dias quando leio o jornal vem mais um "update" relacionado ao caso que se deu na sexta-feira, quando um (epa, caraças, quero dizer animal, monstro, etc...), va, um rapaz de 20 anos entrou numa creche e matou dois bebés e uma auxiliar... Tudo planeado... Foram encontrados os planos no seu computador, assim como uma pasta com fotos de uma senhora que havia sido assassinada uma semana antes. Ele, Kim De Gelder, assassinou a idosa... Quando foi preso vestia um colete a prova de bala, tinha uma faca, um machado e uma pistola, havia pintado o cabelo de laranja e o seu rosto estava maquilhado de branco.

 

Primeiras impressoes nos jornais:

- Baseou-se no "Joker" do filme do "Batman".

- Foi sempre uma criança calma, recatada, nunca deu problemas, sempre um filho amavel, apesar de calado.

- Na escola nunca se metia em problemas

- Vem de uma familia com posses, saira da vivenda dos pais ha uns meses e vivia agora num apartamento (a meu ver, bastante luxuoso)

 

Segundas impressoes:

- Deixara o seu emprego quinze dias antes do crime

- Kim nao abre a boca para dizer nada.

- Continua em greve de fome (so what???)

 

Terceiras impressoes:

- Ja tem um advogado, que diz ter falado com o (mais uma vez...monstro? assassino??) jovem criminoso.

- O advogado informa que Kim afirma nao ter tido motivo para o que fez (Was it just for fun??)

- Afinal, Kim nao era uma criança normal, os pais tentaram interna-lo varias vezes... (ah bom... engraçado como as versoes mudam, e sempre a favor deste ... deste... desta besta.)

 

Impressoes actuais:

- Kim tinha tendencias esquizofrénicas.

- Afirma que nao se recorda de nada do que aconteceu na creche.

- O advogado diz nao acreditar que se tratasse de um plano, apesar de estar tudo escrito - nomes e moradas de creches, mapas, etc - e de este se ter preparado para massacrar 70 pessoas (pois planeava ir a mais 3 creches) pois nao havia um motivo para ele escolher as creches que escolheu (pois, e desde quando isso prova que nao havia um plano se as provas la estao??)

 

Independentemente da opiniao de cada um, eu abordo este assunto como o vejo... Muitos grupos e protestos se estao a formar e a fazer pedindo a pena de morte para este homem.

Hoje, a caminho do trabalho, enquanto ouvia a opiniao de uma advogada, que dizia que todo o ser humano tem direito a uma defesa, mesmo tendo feito ele o que fez, pensei eu para mim "Mas quem faz isto nao é humano..."

 

E como estudante de direito, sinto desfalecer por segundos so de pensar em defender alguém como esta pessoa... o meu sentido de justiça tera que mudar muito se um dia quiser ser advogada, porque um advogado nao pode desejar a morte a um ser destes, e se ha coisa que acho é que ele devia morrer. Nao sou Deus nao... eu sei! Mas e ele? é? para tirar a vida a seres inocentes? Para destruir as vidas dos pais das vitimas e as dos seus proprios pais?

 

A meu ver nao era preciso muito... bastava nao fecharem a chave a porta da enfermaria. Tenho a certeza que alguém trataria de lhe tirar a sorte... e quem sao essas pessoas, que também cumprem pena, para fazerem justiça? Isso a mim nao me interessa. Interessa-me sim que ele vive a 20kms de minha casa e eu um dia serei mae, e nao me admiraria nada se por essa altura ele ja estiver livre.

 

Duma coisa tenho a certeza, a uma pessoa assim, que me tocasse num familiar, eu faria justiça pelas proprias maos... nao, nao sou nenhum anjo e sim, acho que todo o ser humano tem direito a oportunidades e defesa, mas para mim ele e outros como ele sao tudo menos seres-humanos.

 

 A foto... e as vezes temos nos medo de um homem grande e com mau aspecto que passe por nos na rua...

 



publicado por Jo às 12:32 | link do post | comentar | favorito

33 comentários:
De jessica a 13 de Fevereiro de 2009 às 13:17
de minha parte posso dizer que eu creio que ele não tem culpa de nada. ele deveria ser solto, e deveria ser tratado. mas se ele não é culpado quem seria? seria as pessoas que deveriam cuidar dele e não cuidaram, a culpa é de todas as pessoas que não pararam para ouvi-lo em vez de questiona-lo . todos estão o pré julgando sem ao menos o conhecer não se sabe o que ele passou na vida. E enquanto não punir-mos os reais culpados, isso vai continuar acontecendo!


De Jo a 13 de Fevereiro de 2009 às 13:21
e quem sao os reais culpados?


De jessica a 26 de Fevereiro de 2009 às 12:37
todas as pessoas que de certo modo o conheceram são culpadas desde família a amigos. e de certo modo nos mesmos por criarmos a cada dia essa mer ... que chamamos de vida. O que será das crianças quando crescerem e virem toda essa droga o que ela vai pensar desse mundo? e quem você acha que ela vai culpar?
eu não sei os motivos que o levaram a isso, mas só há de meu ver duas opções punir as pessoas com a dor? ou poupar as vitimas da dor que ele sentiu


De Jo a 26 de Fevereiro de 2009 às 12:42
Jessica, desculpa, mas se um amigo meu se passar da cabeça e matar meia duzia de pessoas eu nao tenho culpa... o facto de se ser mau nao significa que se tenha sofrido por causa das pessoas que nos rodeiam. Existem pessoas mas... pelo menos onde eu vivo. Onde vives nao??

é por estas e outras que isto cada vez ta pior... porque uma pessoa que rouba é um criminosa. uma que mata, chacina, é um coitadinho que sofria era de desatençao e etc. Por amor de Deus. Também ja sofri muito e nem por isso matei ninguem.


De jessica a 27 de Fevereiro de 2009 às 20:11
Querida é meio difícil de explicar mas farei o possível as pessoas não nascem maus elas se tornam com o tempo o fato de uma pessoa ter sofrido não a torna mau entretanto em algumas pessoas um determinado sofrimento que pode ser com ela, com algum conhecido ou ate mesmo o mundo pode activar um processo em sua mente em que elimina e modifica certos sentimentos me permito dar o exemplo de uma pessoa que tem prazer em matar ou o sentimento de cura da dor que é quando se mata para aliviar de certa forma o sofrimento de alguém mesmo que ela não sofra. também há o de justiceiro que crê que todas as pessoas devem pagar pelo crime de existir e ate mesmo o de repulsa que odeia existir odeia as pessoas se senti enojada de estar perto delas que acaba cometendo o suicídio .De acordo com alguns estudos o sofrimento execivo em uma cera faixa de idade pode modificar a mente e o modo de ver o mundo dependendo da criança começa por volta dos 10 anos
observaçao isso nao exclui todas as crianças que foram mimadas pois isso é um fator directo ao distúrbio da mente tornando se irrelevante


Comentar post

Este sim, o meu blogue mais que pessoal...
mais sobre mim
posts recentes

Eu vou para outras parage...

Um ano...

Diferenças culturais...

Apanhei uma buba...

Chocante...

Nada melhor do que conver...

Apanhei uma buba...

ai...

é gozo nao é ?

Entao a modos que...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

mais comentados
47 comentários
45 comentários
42 comentários
41 comentários
36 comentários
36 comentários
comentários recentes
Olá, pessoalmente ficava pelo perfume da Armani......
existem diferenças! mas temos de assegurar que ele...
No plano mental é muito fácil julgar...
bem tenho andado desaparecido mas quando decido ve...
Ricardo, o link so nao é para alguns, mas é por es...
não era mais facil colocar logo aqui o link da nov...
Parabens... O teu blog eh fixe.Eu tbm ja tou cm o ...
E que muitos outros anos se repitam... para sempre...
Querida Jo,Fiquei triste, porque gosto de ir passa...
Adoro o blog
blogs SAPO
subscrever feeds