Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009

Ha varios dias que me debatia com a mesma incerteza... escrevo ou nao sobre isto? Escrevo... nao escrevo... escrevo... e aqui estou...

Todos os dias quando leio o jornal vem mais um "update" relacionado ao caso que se deu na sexta-feira, quando um (epa, caraças, quero dizer animal, monstro, etc...), va, um rapaz de 20 anos entrou numa creche e matou dois bebés e uma auxiliar... Tudo planeado... Foram encontrados os planos no seu computador, assim como uma pasta com fotos de uma senhora que havia sido assassinada uma semana antes. Ele, Kim De Gelder, assassinou a idosa... Quando foi preso vestia um colete a prova de bala, tinha uma faca, um machado e uma pistola, havia pintado o cabelo de laranja e o seu rosto estava maquilhado de branco.

 

Primeiras impressoes nos jornais:

- Baseou-se no "Joker" do filme do "Batman".

- Foi sempre uma criança calma, recatada, nunca deu problemas, sempre um filho amavel, apesar de calado.

- Na escola nunca se metia em problemas

- Vem de uma familia com posses, saira da vivenda dos pais ha uns meses e vivia agora num apartamento (a meu ver, bastante luxuoso)

 

Segundas impressoes:

- Deixara o seu emprego quinze dias antes do crime

- Kim nao abre a boca para dizer nada.

- Continua em greve de fome (so what???)

 

Terceiras impressoes:

- Ja tem um advogado, que diz ter falado com o (mais uma vez...monstro? assassino??) jovem criminoso.

- O advogado informa que Kim afirma nao ter tido motivo para o que fez (Was it just for fun??)

- Afinal, Kim nao era uma criança normal, os pais tentaram interna-lo varias vezes... (ah bom... engraçado como as versoes mudam, e sempre a favor deste ... deste... desta besta.)

 

Impressoes actuais:

- Kim tinha tendencias esquizofrénicas.

- Afirma que nao se recorda de nada do que aconteceu na creche.

- O advogado diz nao acreditar que se tratasse de um plano, apesar de estar tudo escrito - nomes e moradas de creches, mapas, etc - e de este se ter preparado para massacrar 70 pessoas (pois planeava ir a mais 3 creches) pois nao havia um motivo para ele escolher as creches que escolheu (pois, e desde quando isso prova que nao havia um plano se as provas la estao??)

 

Independentemente da opiniao de cada um, eu abordo este assunto como o vejo... Muitos grupos e protestos se estao a formar e a fazer pedindo a pena de morte para este homem.

Hoje, a caminho do trabalho, enquanto ouvia a opiniao de uma advogada, que dizia que todo o ser humano tem direito a uma defesa, mesmo tendo feito ele o que fez, pensei eu para mim "Mas quem faz isto nao é humano..."

 

E como estudante de direito, sinto desfalecer por segundos so de pensar em defender alguém como esta pessoa... o meu sentido de justiça tera que mudar muito se um dia quiser ser advogada, porque um advogado nao pode desejar a morte a um ser destes, e se ha coisa que acho é que ele devia morrer. Nao sou Deus nao... eu sei! Mas e ele? é? para tirar a vida a seres inocentes? Para destruir as vidas dos pais das vitimas e as dos seus proprios pais?

 

A meu ver nao era preciso muito... bastava nao fecharem a chave a porta da enfermaria. Tenho a certeza que alguém trataria de lhe tirar a sorte... e quem sao essas pessoas, que também cumprem pena, para fazerem justiça? Isso a mim nao me interessa. Interessa-me sim que ele vive a 20kms de minha casa e eu um dia serei mae, e nao me admiraria nada se por essa altura ele ja estiver livre.

 

Duma coisa tenho a certeza, a uma pessoa assim, que me tocasse num familiar, eu faria justiça pelas proprias maos... nao, nao sou nenhum anjo e sim, acho que todo o ser humano tem direito a oportunidades e defesa, mas para mim ele e outros como ele sao tudo menos seres-humanos.

 

 A foto... e as vezes temos nos medo de um homem grande e com mau aspecto que passe por nos na rua...

 



publicado por Jo às 12:32 | link do post | comentar | favorito

33 comentários:
De fragmentosdavida a 28 de Janeiro de 2009 às 13:08
Para você:

Mas o que isso importa
Para
Um pobre poeta com a caneta na mão

Você não vê se não eu que
Você
Nesta obra é acaso do coração

Inspiração é necessário para o
Amor
De quem pretende esquecer

Esperando a chuva passar e alguém com
Uma
Melodia de violino ocupar os espaços em branco

Uma palavra se torna
Poesia
Quando poesia é destino de quem ama


Por:
Jonatar Evaristo



De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 13:09
Obrigado J. :)
beijinho


De O Gato a 28 de Janeiro de 2009 às 14:18
Bem que texto difícil para comentáriar.
Sei que ninguém tem direito a tirar a vida a ninguém, mas este caso e outros semelhantes não sei não. Acho também que este gajo não é um ser humano mas uma pedra, não tem sentimentos.
Para mim realmente dava-lhe prisão perpétua, como dizes sou pai e saber que tenho um assassino a alguns Km acho que enquanto não o visse morto não desancava. Esta é que é a verdade.
Beijinhos


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 14:23
Ola!
Pois é, imagina os pais aqui como estao consternados... Prisao perpétua soa-me tao pouco... a nao ser que o sistema fosse mesmo de clausura, sem tv, sem computador..e mesmo o direito a visitas so os pais, mas por eles, nao por ele... enfim...
beijinhos


De Bichana a 28 de Janeiro de 2009 às 13:10
Sou a favor da pena de morte, quando existem certezas absolutas que fulano tal é culpado e dependendo do crime cometido.
E este gajo só merecia morrer, estupor.
Bjnhos


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 13:11
Partilhamos da mesma opiniao amiga... cabrao...
beijinhos


De Lara a 28 de Janeiro de 2009 às 13:10
bem...é incrível...pensamos exactamente da mesma forma.
Não se pode chamar "pessoa" a alguém que faz aquilo que ele fez. e é impensável para mim,se fosse advogada, defender algo assim...


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 13:14
sabes o que me revolta?? é que da forma como isto esta a rumar ele vai ser dado como perturbardo...e como é esperto, nao tarda nada esta na rua por bom comportamento...é triste.


De sonia a 28 de Janeiro de 2009 às 13:49
kd leio estas coisas tenho a perfeita noçao de k s fosse alguem da minha familia, k esse animal tivesse assassinado, eu matava-o!
Mas já lá vai o tempo d s fazer justiça pelas proprias mãos...kt a kestao da pena d morte, ninguem é DEUS pa tirar a vida a outra pessoa. Acho k preferia ve-lo o resto da vida acorrentado, a fazer trabalhos pesados, sem direito as comodidades da prisao (tv, pc,livros, educaçao)pk o mal das cadeias hj em dia é k são mm casa, comida e roupa lavada. Essa animal havia d viver o resto da vida a trabalhar arduamente pa nós com direito apenas a refeiçoes diarias, duche, sanita,colchao e cobertor.


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 13:57
la esta amiga..mas esses direitos ele vai te-los e um dia mais tarde, com um bocadinho de sorte ainda escreve um livro "Pedido de perdao" ou o carago..porque infelizmente, o que esta a dar nesta sociedade é ser mau, cruel, agressivo... enfim...

beijinho


De Sorriso ツ a 28 de Janeiro de 2009 às 13:49
Olá :)
Já há algum tempo que sigo o teu blog (e gosto muito) e desta vez atrevo-me a comentar.

Quando vi esta noticia na televisão pensei: não pode ser verdade! Mas infelizmente é. E sabes? Sinceramente acho que a pena de morte não é o castigo que ele merece, não. A pena de morte iria resolver-lhe os problemas todos. E esta coisa horripilante merece viver para sofrer as consequências dos seus actos, merece viver para viver em sofrimento. Porque nada neste mundo irá tirar a dor que os pais e familiares das vitimas estão a viver. Este monstro merece ser cruelmente castigado, mas de uma forma muito cruel mesmo, para sentir na pele a dor que provocou.

Desculpa se me alonguei mas estes assuntos mexem muito comigo. E desculpa também se te pareci muito fria, mas nestes casos tenho vontade de.. nem sei bem o quê!

Ah, e antes de uma (futura) advogada, está um ser humano, por isso é natural que te sintas assim.

Beijinhos :)


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 13:56
Ola :) obrigado desde ja pela visita e pelo comentario :) concordo quando dizes que ele deveria sentir na pele o que provocou... é tao injusto... o pior é que vai pa cadeia e e tem de tudo... televisao, internet, comida, roupa lavada, etc...para além de estar a parte dos outros para nao ser atacado... e quando dizem, o pior castigo vai ser o arrependimento, a tormenta da lembrança do que fez, digo que nao...estas pessoas nao se arrependem... enfim..revoltante...

Obrigado Sorriso :) beijinhos!


De drink a 28 de Janeiro de 2009 às 14:40
Ora bem. Antes de mais, quero dizer que, no dia em que essa noticia deu cá em Portugal, a primeira coisa que me lembrei foi: Lá está a Joana a pensar na justiça e na humanidade!
Juro que foi a primeira coisa que me veio à cabeça.

Bem, focando-me no assunto que é demasiado sério. Eu própria ainda não tenho bem dividido na minha cabeça se sou a favor ou não da pena de morte. Acho que sou às vezes. Depende da situação, mas depois lembro-me lá porque ele fez isto e aquilo, que direito tenho eu em o matar? É complicado. Mas julgo ser complicado porque me encontro do lado de fora, e sou apenas espectadora, porque se fosse parente tenho a certeza absoluta de quais seriam as minhas reacções instintivas.
Nós aqui em Portugal, pelo menos eu falo por mim, não temos conhecimento desses avanços todos do caso. Simplesmente sei que era um gajo de cara branca que matou 3 / 4 pessoas mas que o objectivo era um massacre numa cresce, ponto final na questão.
Sinceramente, neste caso, não sou a favor da pena de morte, mas sou a favor de prisão perpétua. Não me perguntes por quê, mas é o que a minha cabeça me diz. Claro que à mistura sou a favor que os outros presos lhes possam dar cabe do coiro, mas bem dado.
É complicado argumentar sobre isto. Apenas tenho a acrescentar que, se o senhor advogado conseguir diminuir a pena dele, ou até mesmo fazer com que ele não seja preso (o que duvido), é sem resto de duvidas um excelente advogado.

Fds, excedi-me pa crl a responder!
Bj à esquimó


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 14:50
:) pensaste bem... la estava (e estou eu) a pensar nessas coisas todas :)

ele tencionava fazer um massacre em 3 creches.. um absurdo...uma barbaridade, monstruosidade..enfim...
Aqui nao ha pena de morte, como é obvio...por isso espero mesmo que ele apanhe perpétua, mas continuo a dizer que o ideal era deixarem a porta da enfermaria aberta...
Sem duvida que seria um excelente advogado (ou entao seria a nossa sociedade que estaria podre), no entanto espero que nao seja bem sucedido...

Gostei de te ler...

beijinho com a penca!


De drink a 28 de Janeiro de 2009 às 14:54
Ah, e tenho a acrescentar também que, nem sei para que é que ele levava armas, só a cara dele já me dava um ataque cardíaco. lol


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 15:00
looool

ele estava maquilhado... mas normal era uma autentica donzela...


De mafalda a 28 de Janeiro de 2009 às 14:51
mana, uma vez tive de fazer um trabalho para a aula de filosofia em que a questão era a pena de morte, tínhamos de dizer se concordávamos ou não e explicar o porquê... eu sou contra a pena de morte! mas são estes casos que nos fazem pensar duas vezes!
e se uma destas crianças fosse meu filho, meu sobrinho, ou simplesmente alguém de quem eu gostava muito? espero nunca vir a descobrir qual seria a minha atitude nestes caso!
fizeste bem em escrever sobre isto! a notícia também foi muito divulgada por cá!
xiiii


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 14:58
Sabes, uma vez vi o filme "Inocente ou Culpado" e mexeu comigo... acredito que nos EUA algumas pessoas sao condenadas a cadeira electrica sendo inocentes... e obviamente sou contra... quando tudo indica que, mas ainda ha uma duvida, sou totalmente contra... mas nestes casos... nao ha uma duvida.. nao ha nada... nao ha sequer um motivo passional, uma defesa, nada... ha crueldade, frieza, sede de sangue... e nestes casos... era a morte.. de preferencia lenta...

eu andava pa escrever, mas acabava sempre por desistir.. mas ao ver o rumo que isto esta a levar... epa..tive que falar ...

beijoca e xiii


De drink a 28 de Janeiro de 2009 às 15:34
No prison break isso ia acontecendo xD
Mas como o Maichaelzinho é um génio lá salvou o irmão (:


De mesmo (m)eu a 28 de Janeiro de 2009 às 15:35
Olá Jo!
na minha primeira visita a este cantinho acho que fico já de «cabeça a prémio»...
Antes de mais não sou generalizadamente a favor da pena de morte...não sou! Mas em casos, como este de inequívoca dúvida, meus caros, "olho por olho" é pouco!
Matou crianças! Matou um adulto! Vidas no plural...se pagar com a dele, que até é só uma... é pouco!


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 15:39
Ola :) benvinda! :)

Nao ficas nada com a cabeça a prémio! la esta vais de acordo com o que penso! ele merece a morte... esperemos que pelo menos perpétua apanha, mas mesmo isso parece nada comparando com o que ele fez... enfim...
beijinhos


De Isa_ a 28 de Janeiro de 2009 às 15:42
desculpa, mas todo o ser humano merece defesa e, certamente, N MERECE MORRER, por mto terrivel q seja o crime de q é acusado.. Digo acusado pq, como deves saber, acusado AINDA N É condenado, presumido inocente até prova em contrario, e digo-te, c toda a certeza, q há casos em q as provas sao forjadas e as testemunhas compradas ou combinadas..
finalmente, castigar um crime c outro igual n só é irracional, incoerente e desumano, como pode vir a provar-se mais tarde q o reu estava inocente!
n és so tu q n keres clientes "desses", sao eles q tb n te kerem! lol!


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 15:50
Ola Isa. Concordo quando dizes que por vezes as provas sao forjadas. Neste caso nao é o que acontece. Flagrante delito é do que se trata... e obviamente, que nao se deve castigar com a morte pelo risco de mais tarde se descobrir que a pessoa era inocente, mas nestes casos nao ha nada a descobrir... neste caso, nao houveram provas forjadas e mai nao sei o que porque ele foi preso logo a seguir a cometer os crimes... ha a certeza de que o fez, so nao se percebe porque...

Sinceramente, estes casos sao os que me fazem ficar de pé atras, porque nao me vejo a defender uma pessoa destas.. a sociedade ja esta podre que chegue... e eu nao defendia...


De A.Bruto a 28 de Janeiro de 2009 às 16:04
Querida Joana

Como sabes, leio-te fora de casa e ja me tinha interrogado se irias escrever sobre o assunto (tu que acompanhas o jornal "O Crime" belga com tanta avidez..)
A miuda ferida de 3 meses eh filha de um nosso cliente, emigrante portugues na belgica, tal como vcs.

Ficamos estupefactos, mas infleizmente, sao noticias cada vez menos surpreendentes... Qd chegar a casa, leio-te com mais atençao...


De Jo a 28 de Janeiro de 2009 às 16:07
Eu sabia que estava um bebé portugues nos cuidados intensivos.. nao fazia a minima ideia que era filha de um cliente vosso... felizmente, esta fora de perigo, creio eu...

Tens razao.. noticias destas começam a ser banais nesta nossa sociedade... e é por essas e outras que ha pessoas que até nem acham anormal que este homem seja condenado a ver tv e navegar na net depois do que fez... enfim...

beijinho entao...


De jessica a 13 de Fevereiro de 2009 às 13:17
de minha parte posso dizer que eu creio que ele não tem culpa de nada. ele deveria ser solto, e deveria ser tratado. mas se ele não é culpado quem seria? seria as pessoas que deveriam cuidar dele e não cuidaram, a culpa é de todas as pessoas que não pararam para ouvi-lo em vez de questiona-lo . todos estão o pré julgando sem ao menos o conhecer não se sabe o que ele passou na vida. E enquanto não punir-mos os reais culpados, isso vai continuar acontecendo!


De Jo a 13 de Fevereiro de 2009 às 13:21
e quem sao os reais culpados?


De jessica a 26 de Fevereiro de 2009 às 12:37
todas as pessoas que de certo modo o conheceram são culpadas desde família a amigos. e de certo modo nos mesmos por criarmos a cada dia essa mer ... que chamamos de vida. O que será das crianças quando crescerem e virem toda essa droga o que ela vai pensar desse mundo? e quem você acha que ela vai culpar?
eu não sei os motivos que o levaram a isso, mas só há de meu ver duas opções punir as pessoas com a dor? ou poupar as vitimas da dor que ele sentiu


De Jo a 26 de Fevereiro de 2009 às 12:42
Jessica, desculpa, mas se um amigo meu se passar da cabeça e matar meia duzia de pessoas eu nao tenho culpa... o facto de se ser mau nao significa que se tenha sofrido por causa das pessoas que nos rodeiam. Existem pessoas mas... pelo menos onde eu vivo. Onde vives nao??

é por estas e outras que isto cada vez ta pior... porque uma pessoa que rouba é um criminosa. uma que mata, chacina, é um coitadinho que sofria era de desatençao e etc. Por amor de Deus. Também ja sofri muito e nem por isso matei ninguem.


De jessica a 27 de Fevereiro de 2009 às 20:11
Querida é meio difícil de explicar mas farei o possível as pessoas não nascem maus elas se tornam com o tempo o fato de uma pessoa ter sofrido não a torna mau entretanto em algumas pessoas um determinado sofrimento que pode ser com ela, com algum conhecido ou ate mesmo o mundo pode activar um processo em sua mente em que elimina e modifica certos sentimentos me permito dar o exemplo de uma pessoa que tem prazer em matar ou o sentimento de cura da dor que é quando se mata para aliviar de certa forma o sofrimento de alguém mesmo que ela não sofra. também há o de justiceiro que crê que todas as pessoas devem pagar pelo crime de existir e ate mesmo o de repulsa que odeia existir odeia as pessoas se senti enojada de estar perto delas que acaba cometendo o suicídio .De acordo com alguns estudos o sofrimento execivo em uma cera faixa de idade pode modificar a mente e o modo de ver o mundo dependendo da criança começa por volta dos 10 anos
observaçao isso nao exclui todas as crianças que foram mimadas pois isso é um fator directo ao distúrbio da mente tornando se irrelevante


De Mário a 1 de Fevereiro de 2009 às 19:17
Oh, fuogo! Não te queria dar a minha opinião da outra vez pa poder comentá-la mas, já dei... lolol


De Jo a 1 de Fevereiro de 2009 às 19:32
sim corazon, ja sei o que pensas sobre isto...


Comentar post

Este sim, o meu blogue mais que pessoal...
mais sobre mim
posts recentes

Eu vou para outras parage...

Um ano...

Diferenças culturais...

Apanhei uma buba...

Chocante...

Nada melhor do que conver...

Apanhei uma buba...

ai...

é gozo nao é ?

Entao a modos que...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

mais comentados
47 comentários
45 comentários
42 comentários
41 comentários
36 comentários
36 comentários
comentários recentes
Olá, pessoalmente ficava pelo perfume da Armani......
existem diferenças! mas temos de assegurar que ele...
No plano mental é muito fácil julgar...
bem tenho andado desaparecido mas quando decido ve...
Ricardo, o link so nao é para alguns, mas é por es...
não era mais facil colocar logo aqui o link da nov...
Parabens... O teu blog eh fixe.Eu tbm ja tou cm o ...
E que muitos outros anos se repitam... para sempre...
Querida Jo,Fiquei triste, porque gosto de ir passa...
Adoro o blog
blogs SAPO
subscrever feeds