Quarta-feira, 13 de Maio de 2009

Esta situaçao passou-se ha duas semanas... Fui com a minha mae ao Carrefour e depois das compras feitas dirigimo-nos ao balcao de apoio ao cliente para comprar sacos de lixo. Como a minha mae nao fala muito holandes, falando apesar disso o suficiente, pediu-me para ir a frente e pedir os sacos.

A minha mae é loira e muito branquinha, com sardas e olhos castanhos. Eu sou muito morena e com traços que nem mesmo eu consigo definir. Os belgas olham para mim e sabem que nao sou belga. Nao sabem de onde sou, nao o conseguem dizer, mas sabem que nao sou uma deles. Os belgas olham para a minha mae e pensam que ela é belga...E como o meu pai diz, basta ela nao falar para que continuem a pensa-lo e a sorrir-lhe.

 

O que é certo é que fui ao balcao, e a minha mae pos-se mesmo atras de mim, mas a minha espera. Quando a funcionaria vem atender, olha para mim, e depois olha para a minha mae e pergunta em que pode ajuda-la. Ou seja, ignorou-me e passou a minha mae a minha frente. Nao fosse o facto de ser a minha mae, e eu armava a barraca, mas nao o fiz. Eu disse-lhe que estavamos juntas e falei em portugues para a minha mae, o que a deixou baralhada. So mais tarde reflecti sobre a situaçao e pensei que deveria mesmo ter tomado uma atitude, mesmo tratando-se da minha mae. Deveria ter dito algo aquela belga com cara de lombriga.

 

Estas coisas acontecem algumas vezes. Mais com o meu pai, que é muito moreno, e apesar de eu achar o contrario, veem-no como um marroquino. Como aqui odeiam marroquinos ele leva por tabela. Por essa razao o meu pai diz que nunca se vai sentir integrado.

 

Ja notei também que quando digo que sou portuguesa, a atitude das pessoas muda. Quando as vezes ( e é so mesmo as vezes) sao rudes no primeiro contacto, depois de saberem que sou portuguesa e nao arabe mudam de atitude e sao muito mais simpaticos.

 

Outra situaçao aconteceu no casamento do meu patrao. O pai dele é um homem da alta e sempre teve a mania que é importante. Hoje a vida castigou-o e tem muitos problemas de saude infelizmente. E digo infelizmente porque a sua primeira atitude comigo foi triste, mas a partir do primeiro contacto mudou.

Estavamos no casamento do W. e o B. veio na sua cadeira de rodas colocou-se a minha frente e perguntou:

- Entao tu é que és a Joana?

Ao que respondi afirmativamente.

- és portuguesa nao és?

- sim.

- e porque é que estas aqui? porque é que te mudaste para a Bélgica?

Respondi que aqui tinha mais oportunidades e que em Portugal as coisas nao tavam boas, blablabla.

Ele ouviu-me e disse que na Bélgica havia muita criminalidade...etc etc e tal...

Eu respondi que em Portugal também... que alias estava pior em termos de criminalidade em Portugal do que na Bélgica.

- Pois! A culpa é dos estrangeiros!

Aquilo apunhalou-me. é que dizer que na Bélgica ha cada vez mais criminalidade e que a culpa é dos estrangeiros e dize-lo a uma estrangeira...

- Em Portugal deve ser a mesma coisa nao? Também os estrangeiros.

Senti-me estranha. é que o B. tem um poder sobre as pessoas que nao é explicavel. Deve ter sido sempre um dominador.

Respondi-lhe:

- Sim, temos muitos estrangeiros. Mas os crimes nao sao todos cometidos por estrangeiros. Existem estrangeiros honestos que lutam por tudo o que querem, assim como existem os que escolhem os caminhos mais faceis, mas isso acontece também entre belgas e portugueses.

O W. chegou para me salvar. Perguntou se ele tinha sido rude, respondi que nao, e a festa continuou.

 

A verdade é que estando nos num pais em que o que reina é o loiro de olhos azuis, copo de leite ou morenaço tingido do solario, nos, morenos, baixos, olhos escuros, somos muitas vezes tratados com despeito e indiferencia, com racismo e olhar de canto.

E sim, é verdade, a situaçao muda quando sabem que somos portugueses. Mas nao deixa de ser triste que julguem as pessoas  pela cor de pele, pela lingua materna, pela religiao. Sim existem pessoas más, mas em qualquer naçao... sim, existem culturas muito diferentes e nao, nao entendo os propositos de algumas, mas respeito. Nao, nao gosto de grande parte dos marroquinos, mas nao os julgo a primeira vista. Conheço pessoas que sao 5 estrelas e sao marroquinos. Assim como conheço portugueses que sao uma valente merda e passam a vida a tentar destruir o que os compatriotas conseguem...

 

Enfim. Mete nojo.

So para terminar.

Imaginem um domingo a tarde. Tres irmas. Bem vestidas. As tres morenas. Entram num café belga. Vao sentar-se numa mesa, o empregado vem perguntar o que desejam beber. Entretanto o gerente aproxima-se e diz que tem que se retirar, pois naquele local nao ha mesa para elas. Olham a volta e o café cheio de belgas fita-as.

Porque? Porque nao sao belgas. E talvez sejam marroquinas ou turcas. Se calhar sao portuguesas ou espanholas, mas pelo sim pelo nao vamos por as terroristas de 21, 18 e 15 anos na rua. Vergonhoso.



publicado por Jo às 09:21 | link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Este sim, o meu blogue mais que pessoal...
mais sobre mim
posts recentes

Eu vou para outras parage...

Um ano...

Diferenças culturais...

Apanhei uma buba...

Chocante...

Nada melhor do que conver...

Apanhei uma buba...

ai...

é gozo nao é ?

Entao a modos que...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

mais comentados
47 comentários
45 comentários
42 comentários
41 comentários
36 comentários
36 comentários
comentários recentes
Olá, pessoalmente ficava pelo perfume da Armani......
existem diferenças! mas temos de assegurar que ele...
No plano mental é muito fácil julgar...
bem tenho andado desaparecido mas quando decido ve...
Ricardo, o link so nao é para alguns, mas é por es...
não era mais facil colocar logo aqui o link da nov...
Parabens... O teu blog eh fixe.Eu tbm ja tou cm o ...
E que muitos outros anos se repitam... para sempre...
Querida Jo,Fiquei triste, porque gosto de ir passa...
Adoro o blog
blogs SAPO
subscrever feeds