Esta situaçao passou-se ha duas semanas... Fui com a minha mae ao Carrefour e depois das compras feitas dirigimo-nos ao balcao de apoio ao cliente para comprar sacos de lixo. Como a minha mae nao fala muito holandes, falando apesar disso o suficiente, pediu-me para ir a frente e pedir os sacos.
A minha mae é loira e muito branquinha, com sardas e olhos castanhos. Eu sou muito morena e com traços que nem mesmo eu consigo definir. Os belgas olham para mim e sabem que nao sou belga. Nao sabem de onde sou, nao o conseguem dizer, mas sabem que nao sou uma deles. Os belgas olham para a minha mae e pensam que ela é belga...E como o meu pai diz, basta ela nao falar para que continuem a pensa-lo e a sorrir-lhe.
O que é certo é que fui ao balcao, e a minha mae pos-se mesmo atras de mim, mas a minha espera. Quando a funcionaria vem atender, olha para mim, e depois olha para a minha mae e pergunta em que pode ajuda-la. Ou seja, ignorou-me e passou a minha mae a minha frente. Nao fosse o facto de ser a minha mae, e eu armava a barraca, mas nao o fiz. Eu disse-lhe que estavamos juntas e falei em portugues para a minha mae, o que a deixou baralhada. So mais tarde reflecti sobre a situaçao e pensei que deveria mesmo ter tomado uma atitude, mesmo tratando-se da minha mae. Deveria ter dito algo aquela belga com cara de lombriga.
Estas coisas acontecem algumas vezes. Mais com o meu pai, que é muito moreno, e apesar de eu achar o contrario, veem-no como um marroquino. Como aqui odeiam marroquinos ele leva por tabela. Por essa razao o meu pai diz que nunca se vai sentir integrado.
Ja notei também que quando digo que sou portuguesa, a atitude das pessoas muda. Quando as vezes ( e é so mesmo as vezes) sao rudes no primeiro contacto, depois de saberem que sou portuguesa e nao arabe mudam de atitude e sao muito mais simpaticos.
Outra situaçao aconteceu no casamento do meu patrao. O pai dele é um homem da alta e sempre teve a mania que é importante. Hoje a vida castigou-o e tem muitos problemas de saude infelizmente. E digo infelizmente porque a sua primeira atitude comigo foi triste, mas a partir do primeiro contacto mudou.
Estavamos no casamento do W. e o B. veio na sua cadeira de rodas colocou-se a minha frente e perguntou:
- Entao tu é que és a Joana?
Ao que respondi afirmativamente.
- és portuguesa nao és?
- sim.
- e porque é que estas aqui? porque é que te mudaste para a Bélgica?
Respondi que aqui tinha mais oportunidades e que em Portugal as coisas nao tavam boas, blablabla.
Ele ouviu-me e disse que na Bélgica havia muita criminalidade...etc etc e tal...
Eu respondi que em Portugal também... que alias estava pior em termos de criminalidade em Portugal do que na Bélgica.
- Pois! A culpa é dos estrangeiros!
Aquilo apunhalou-me. é que dizer que na Bélgica ha cada vez mais criminalidade e que a culpa é dos estrangeiros e dize-lo a uma estrangeira...
- Em Portugal deve ser a mesma coisa nao? Também os estrangeiros.
Senti-me estranha. é que o B. tem um poder sobre as pessoas que nao é explicavel. Deve ter sido sempre um dominador.
Respondi-lhe:
- Sim, temos muitos estrangeiros. Mas os crimes nao sao todos cometidos por estrangeiros. Existem estrangeiros honestos que lutam por tudo o que querem, assim como existem os que escolhem os caminhos mais faceis, mas isso acontece também entre belgas e portugueses.
O W. chegou para me salvar. Perguntou se ele tinha sido rude, respondi que nao, e a festa continuou.
A verdade é que estando nos num pais em que o que reina é o loiro de olhos azuis, copo de leite ou morenaço tingido do solario, nos, morenos, baixos, olhos escuros, somos muitas vezes tratados com despeito e indiferencia, com racismo e olhar de canto.
E sim, é verdade, a situaçao muda quando sabem que somos portugueses. Mas nao deixa de ser triste que julguem as pessoas pela cor de pele, pela lingua materna, pela religiao. Sim existem pessoas más, mas em qualquer naçao... sim, existem culturas muito diferentes e nao, nao entendo os propositos de algumas, mas respeito. Nao, nao gosto de grande parte dos marroquinos, mas nao os julgo a primeira vista. Conheço pessoas que sao 5 estrelas e sao marroquinos. Assim como conheço portugueses que sao uma valente merda e passam a vida a tentar destruir o que os compatriotas conseguem...
Enfim. Mete nojo.
So para terminar.
Imaginem um domingo a tarde. Tres irmas. Bem vestidas. As tres morenas. Entram num café belga. Vao sentar-se numa mesa, o empregado vem perguntar o que desejam beber. Entretanto o gerente aproxima-se e diz que tem que se retirar, pois naquele local nao ha mesa para elas. Olham a volta e o café cheio de belgas fita-as.
Porque? Porque nao sao belgas. E talvez sejam marroquinas ou turcas. Se calhar sao portuguesas ou espanholas, mas pelo sim pelo nao vamos por as terroristas de 21, 18 e 15 anos na rua. Vergonhoso.
De Bichana a 13 de Maio de 2009 às 10:02
Comportamentos racistas e xenófobos sempre existiram e sempre existirão, por mais que mudem os tempos e as mentalidades!
Bjnhos!
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 10:03
Pois ...
nada a fazer... :/
beijoca e com trabalho!
De
O Gato a 13 de Maio de 2009 às 10:04
Tive uma cena em Marrocos um pouco caricato.
Um marroquino jurava a pés juntos que eu era marroquino.
Porque sou muito alto, magro, moreno e de olhos azuis e o meu amigo em Árabe dizia que eu era Português mas o marroquino em Arabe teimava até o deixar-mos a falar sozinho e eu a falar Português com o Marroquino não ia lá.
Bem aí eu estava lixado, realmente são muito racitas os Europeus, há Marroquinos bem fixes.
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 10:10
LOOOOL
ha tres semanas na feira, um marroquino feirante perguntou-me a medo e em holandes se eu era marroquina :p
mas tens olhinhos azuis, se calhar ja nao achavam que eras marroquino. Sabes que os belgas tem ideia (os que nca sairam daqui) que em portugal nao ha pessoas de olhos azuis ou cabelo claro LOOOL
beijinhos
De
O Gato a 13 de Maio de 2009 às 14:06
Tenho que ir à Holanda assim passo a vedeta
De Miss M a 13 de Maio de 2009 às 10:34
Infelizmente, isso existe e deve ser duro senti-lo na pele...
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 14:11
pois... mas vai-se criando o habito..
De Sou_Assim a 13 de Maio de 2009 às 10:43
Sem comentários...
A sério... Eu acredito que há bom e mau em todo o lado, e infelizmente já me deixei cegar e juntar tudo no mesmo saco, embora fosse mentira. Pedir desculpas pareceu pouco, pois o mal estava feito, mas pelo menos, não tomei atitude igual desde então. O que é facto, é que muitas vezes por uns pagam os outros. E toda a gente já cometeu esse erro, se formos a ver bem... De qualquer das formas, aprender é bom, e ajuda. Não era bom que fosse criado um botão qualquer que nos limpasse estes defeitos que carregamos?...
Acho que querer mudar já é um passo grande, mas há mais para dar. Essas questões que li no post são o prato do dia nas nossas sociedades, infelizmente, e nem as pessoas que são contra o racismo, por vezes escapam, como eu descrevi acima... Quem sabe um dia a tolerância, e o respeito vençam de vez, e todos nós consigamos deixar de por tudo num mesmo saco, ou ter atitudes que só nos prejudicam a nós mesmos, e magoam o próximo de formas que talvez nunca consigamos imaginar...
Um Beijinho Grande, Amiguinha... :)
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 14:12
Também ja me aconteceu meter td dentro do mesmo saco, nao em termos de nacionalidades mas noutros aspectos.
Estas coisas nao me magoam directamente mas revoltam-me.. mas sei de quem se sinta constrangido... e isso enerva-me! injustiças...
beijao amigo
Olá Joana
Felizmente até á data de hoje nunca tive problemas de racismo.
Porquê
Sempre respeitei tôdo o ser humano nem todos podem ser ricos nem todos podem ser pobres nem todos podem ser brancos nem todos podem ser negros.
Já uma vez disse o que seria da cor pretra se não ouvesse a branca?
Tem um bom dia.
Bjn
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 14:13
Tens razao Antonio...sou como tu, respeito independentemente da cor de pele ou religiao.
Beijinhos
De Cloudy a 13 de Maio de 2009 às 11:06
É inadmissível que ainda se pense desta forma ou se julgue assim a pessoas! Não cabe minha minha maneira de ser, apesar de saber que infelizmente é o que mais se encontra por aí... Enfim...
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 14:14
Enfim mesmo amiga...
Felizmente nao é mesmo tod a gente assim, senao acho que ja tinha sido apedrejada :p
beijo grande!
De Pankas a 13 de Maio de 2009 às 11:15
E isso acontece muito não é amiga...
no algarve o que acontece muito é que primeiro falam o inglês e depois o português...
se estamos em portugal, devem falar a lingua materna primeiro e depois as aoutras linguas...
beijinho
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 14:14
Concordo amiga. Se formos a Inglaterra tb ninguém fala o portugues. Mas sabes como é... ha sempre naçoes que estao acima de todos, e nos, nos somos tao pequeninos...
beijinho
De
Maria a 13 de Maio de 2009 às 11:36
Essa é a injustiça da descriminação que sempre existiu e vai continuar a existir infelizmente...
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 14:15
Pois é amiga...
E que tenhamos sempre força para combater pelo menos no que diz respeito a nos.
beijinhos
De
Cindy a 13 de Maio de 2009 às 11:50
Infelizmente é assim... em todo o lado do mundo se és estrangeiro, és estrangeiro e ponto final.
Eu sou casada com um Brasileiro e felizmente nunca tivémos problemas... há aquelas bocas dos amigos e familiares, que pensam que não passam disso mesmo: "Então Brasuca, tudo bem?!"
Beijocas boas e um dia, se tiveres oportunidade de ter aqui uma vida melhor, volta! Sempre estás em casa...
Beijocas
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 14:18
:) sim um dia volto sim...
mas apesar destas situaçoes conheço muita gente boa aqui e sinto-me integrada...Até porque quando os belgas que sao racistas o demonstram tento nem ligar...
beijinhooo :)
De Inês ;) a 13 de Maio de 2009 às 12:20
È triste mas infelizmente esse tipo de comportamentos existem.. Existem.. e parace-me que não vão mudar...
As pessoas não entendem que apesar de outras nacionalidades, são seres humanos como nós!
Há gente boa e gente má em todos os paises... Mas enfim...
beijocas
De
Jo a 13 de Maio de 2009 às 14:19
Pois nao amiga. Nao mudam, mas que mude a nossa atitude perante tal. Quando somos injustiçados nao devemos amansar mas sim mostrar o nosso ponto de vista. Era o que eu devia ter feito no Carrefour, como ja fiz noutras ocasioes.. mas pronto..
beijoca
Comentar post