Terça-feira, 21 de Abril de 2009

Quando se esta no estrangeiro, quando vivemos no estrangeiro, as pessoas que estao no nosso pais materno veem-nos como gente que esta bem na vida, que ganha balurdios e compra tudo o que quer. Nao sabem nem querem saber como sao os nossos dias e quais os sacrificios feitos. Quando tomam conhecimento ficam indignados e dizem que sao trabalhos de escravo.

Pois bem... desiludam-se. Nesta vida nem todos temos as mesmas oportunidades. Nao nascemos todos em berços de ouro, nem todos podemos ir para as Caraibas de férias com os papas, e de seguida para a China com os amigos. Nem todos podemos vestir Levis, Springfield ou Spirit (e estas marcas que até nem sao tao caras assim!). Nem todos podemos gastar aos 100 euros por dia em merdinhas, fora roupas e calçado. Nem todos temos a oportunidade de estudar, de tirar um curso para depois sentarmos o cu numa caixa de supermercado, felizes por termos andado a curtir a vida até aos 25 anos, em festas de faculdade, sem trabalhar e a gastar dinheiro dos pais. Nem todos somos burros moldados, pessoas que se nao fosse o dinheiro também hoje trabalhavam nas obras, mas so que ao contrario de pessoas que conheço, abririam a boca e diriam merda. A diferença existe, e quem nao a aceita enoja-me. Fria e cruamente o digo.

Eu sou das pessoas que teve sorte, continua a ter e penso que terei sempre. Devo ter nascido com uma estrelinha. Sou também das pessoas que apesar de ter frequentado um curso superior de saude nao se importou de andar dois anos a fazer limpezas quando chegou a este pais, enquanto aprendia a lingua. Também a mim me disseram que era talento perdido, que eu era inteligente demais para limpar a merda dos outros para o resto da vida. Eu respondia que nao o faria para sempre. Que era so uma forma de nao viver a custa dos meus pais e nem do Estado. Uma forma honesta de ganhar dinheiro. Nunca me envergonhei. E enquanto colegas minhas, belgas, mentiam em relaçao ao que faziam, eu sempre disse: trabalho num hospital a fazer limpeza. Seria preferivel dizer: prostituo-me ali ao lado? Se calhar algumas pessoas achariam um espectaculo, mas nao foi assim.

Trabalhei dois anos em limpeza. Tinha sido a  melhor aluna da escola. Acabei o ensino secundario com uma optima média, entrei para a faculdade, e no entanto hoje nao tenho ainda o curso superior que ficou a meio porque vim para ca.

Aqui, depois de aprender a lingua, apareceu-me uma excelente oportunidade. Um emprego bom, interessante, com possibilidade de viajar e com estudos pagos a noite. E entretanto inscrevi-me na faculdade, apesar de neste momento me estar a dedicar mais ao curso superior que o meu patrao me ofereceu.

A mensagem que quero passar é que nada se consegue sem esforço e um bocadinho de sorte. E nos nao somos ninguém para julgar os outros. Nao somos ninguém para criticar quem como eu lutou e deciciu mudar o destino. Nao somos ninguém para achar isto e aquilo porque afinal cada um é como cada qual e as realidades sao muitas vezes muito diferentes. é muito facil julgar quem trabalha no duro, quem da o litro, quem arrisca, quem se esforça, quando se nasceu ja com dinheiro nos bolsos, com biberons Chanel e brinquedos da Chico. é muito facil mesmo... mas é vergonhoso. Mas isto é so o que eu acho...E afinal eu nem valho nada porque nao acabei o meu curso superior...



publicado por Jo às 08:05 | link do post | favorito

De Cloudy a 21 de Abril de 2009 às 12:16
Vales muito amiga, mesmo que nunca viesses a acabar qualquer tipo de curso (o que não acredito, com essa força de vontade). És uma pessoa lutadora, de carácter, que certamente nunca se vai deixar ser comandada por ninguém ou estar à espera de viver à custa seja de quem fôr. Concordo com cada palavra tua, cada vírgula. Hoje tenho um curso superior e ganho apenas o suficiente para pagar as contas do dia a dia. Qualquer suspiro que queira dar em extra tenho que pensar duas vezes que é para não ficar sem dinheiro no final do mês. E para chegar aqui trabalhei em supermercados, lojas de decoração, limpei casas de banho e parques de estacionamento... e nunca me viram de má cara... cansada sim... má cara nunca. Sempre fui repeitada e odeio ver quem desrespeita quem não tem habilitações. Odeio ver salamaleques só porque fulano ou cicrano não possuem um Dr ou Eng. antes do nome. Fora daqui nunca me assumo como veterinária, ninguém tem nada a ver com isso e acho que me devem tratar como um comum cidadão, que é isso que sou fora do local de trabalho.
Continua como és que és um ser humano lindo!


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 12:26
:) :) :)

ainda me lembro de um post teu sobre o facto de te chamarem Dra. e tu dizeres que nao gostavas que te tratassem assim... e sei, pelo que leio, que te esforçaste muito para estudar e pagar os estudos... ou seja és uma pessoa que admiro, uma das pessoas que com esforço conseguiu alcançar uma das coisas que queria e eu admiro muito isso... é impossivel nao te respeitarem! tu mereces todo o respeito do mundo, seja agora seja quando trabalhavas no duro para pagar as despesas... :) és uma lutadora :) :)
beijo mt grande


De Cloudy a 21 de Abril de 2009 às 12:28
SOMOS, Joaninha! E que seja esse o nosso orgulho!


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 12:30
:) :) somos sim :)
beijao!


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Este sim, o meu blogue mais que pessoal...
mais sobre mim
posts recentes

Eu vou para outras parage...

Um ano...

Diferenças culturais...

Apanhei uma buba...

Chocante...

Nada melhor do que conver...

Apanhei uma buba...

ai...

é gozo nao é ?

Entao a modos que...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

mais comentados
47 comentários
45 comentários
42 comentários
41 comentários
36 comentários
36 comentários
comentários recentes
Olá, pessoalmente ficava pelo perfume da Armani......
existem diferenças! mas temos de assegurar que ele...
No plano mental é muito fácil julgar...
bem tenho andado desaparecido mas quando decido ve...
Ricardo, o link so nao é para alguns, mas é por es...
não era mais facil colocar logo aqui o link da nov...
Parabens... O teu blog eh fixe.Eu tbm ja tou cm o ...
E que muitos outros anos se repitam... para sempre...
Querida Jo,Fiquei triste, porque gosto de ir passa...
Adoro o blog
blogs SAPO
subscrever feeds