Terça-feira, 21 de Abril de 2009

Quando se esta no estrangeiro, quando vivemos no estrangeiro, as pessoas que estao no nosso pais materno veem-nos como gente que esta bem na vida, que ganha balurdios e compra tudo o que quer. Nao sabem nem querem saber como sao os nossos dias e quais os sacrificios feitos. Quando tomam conhecimento ficam indignados e dizem que sao trabalhos de escravo.

Pois bem... desiludam-se. Nesta vida nem todos temos as mesmas oportunidades. Nao nascemos todos em berços de ouro, nem todos podemos ir para as Caraibas de férias com os papas, e de seguida para a China com os amigos. Nem todos podemos vestir Levis, Springfield ou Spirit (e estas marcas que até nem sao tao caras assim!). Nem todos podemos gastar aos 100 euros por dia em merdinhas, fora roupas e calçado. Nem todos temos a oportunidade de estudar, de tirar um curso para depois sentarmos o cu numa caixa de supermercado, felizes por termos andado a curtir a vida até aos 25 anos, em festas de faculdade, sem trabalhar e a gastar dinheiro dos pais. Nem todos somos burros moldados, pessoas que se nao fosse o dinheiro também hoje trabalhavam nas obras, mas so que ao contrario de pessoas que conheço, abririam a boca e diriam merda. A diferença existe, e quem nao a aceita enoja-me. Fria e cruamente o digo.

Eu sou das pessoas que teve sorte, continua a ter e penso que terei sempre. Devo ter nascido com uma estrelinha. Sou também das pessoas que apesar de ter frequentado um curso superior de saude nao se importou de andar dois anos a fazer limpezas quando chegou a este pais, enquanto aprendia a lingua. Também a mim me disseram que era talento perdido, que eu era inteligente demais para limpar a merda dos outros para o resto da vida. Eu respondia que nao o faria para sempre. Que era so uma forma de nao viver a custa dos meus pais e nem do Estado. Uma forma honesta de ganhar dinheiro. Nunca me envergonhei. E enquanto colegas minhas, belgas, mentiam em relaçao ao que faziam, eu sempre disse: trabalho num hospital a fazer limpeza. Seria preferivel dizer: prostituo-me ali ao lado? Se calhar algumas pessoas achariam um espectaculo, mas nao foi assim.

Trabalhei dois anos em limpeza. Tinha sido a  melhor aluna da escola. Acabei o ensino secundario com uma optima média, entrei para a faculdade, e no entanto hoje nao tenho ainda o curso superior que ficou a meio porque vim para ca.

Aqui, depois de aprender a lingua, apareceu-me uma excelente oportunidade. Um emprego bom, interessante, com possibilidade de viajar e com estudos pagos a noite. E entretanto inscrevi-me na faculdade, apesar de neste momento me estar a dedicar mais ao curso superior que o meu patrao me ofereceu.

A mensagem que quero passar é que nada se consegue sem esforço e um bocadinho de sorte. E nos nao somos ninguém para julgar os outros. Nao somos ninguém para criticar quem como eu lutou e deciciu mudar o destino. Nao somos ninguém para achar isto e aquilo porque afinal cada um é como cada qual e as realidades sao muitas vezes muito diferentes. é muito facil julgar quem trabalha no duro, quem da o litro, quem arrisca, quem se esforça, quando se nasceu ja com dinheiro nos bolsos, com biberons Chanel e brinquedos da Chico. é muito facil mesmo... mas é vergonhoso. Mas isto é so o que eu acho...E afinal eu nem valho nada porque nao acabei o meu curso superior...



publicado por Jo às 08:05 | link do post | comentar | favorito

30 comentários:
De dottoratoamilano a 21 de Abril de 2009 às 08:33
Tiveste que sair de Portugal por causa da família que também saiu? Decidiste mudar o destino ou adaptaste-te a ele?
Seja como for, parabéns.


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 08:38
Obrigado...
sai porque quis, vivia la sozinha. estava a estudar, mas trabalhava e estudava a tempo inteiro. A famlia vivia ca ha dois anos. Eu sentia muitas saudades deles, e achei que podia vencer mesmo fora do pais. E aos poucos, vejo que tinha razao.
Este post vem de encontro a uma situaçao nao directamente relacionada comigo, mas que nao gostei... atitudes de quem pensa que quem nao tem um curso superior é um ser inferior...
Obrigado pela visita.


De adnirolfpa a 21 de Abril de 2009 às 08:35
Um beijo com muito carinho princesa, e sim, tudo o que se faz honesto para viver correctamente deve deixar-nos cheios de orgulho.
Sê sempre igual a ti mesma...assim com este caracter.
Es um ser humano lindo.
Dia abençoado
Beijinho


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 08:39
:D tia :) obrigado :)
esta td bem por ai?? os miudos?
espero que esteja tudo bem...
beijo com carinho !


De Life Inc a 21 de Abril de 2009 às 08:53
Eu tenho um curso superior e não me considero de modo nenhum superior a quem quer que seja, tenha curso superior ou não! Quem se presta a essas figuras é porque não tem consideração nenhuma pelas outras pessoas e normalmente são pessoas que se sentem bem a espezinhar os outros em detrimento de olharem para o próprio umbigo!

xoxo
cindy


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 09:04
Eu sei Cindy. Conheço muita gente que pensa como tu e eu, mas também conheço quem nao pense assim. Isto nao foi um ataque a quem tem um curso superior. Foi sim a quem tem tudo de mao beijada (nao é isso que ta mal) e critica quem nao tem (isso sim ta mal...)
beijinhos!


De Life Inc a 21 de Abril de 2009 às 09:25
Eu percebi o teu ponto de vista! Eu é que fico muito indignada com estas coisas porque cresci no meio dessas pessoas que têm tudo de mão beijada ( eu também não me posso queixar, é verdade) e criticam quem não tem. E sempre me senti mal por isso e deslocada :) Hoje já não aturo coisas dessas!

xoxo
cindy


De Patricia a 21 de Abril de 2009 às 08:53
completamente de acordo...nem todos temos as coisas de mao beijada, nem todos podemos gozar o dinheiro dos papas e divertirmo nos nas noitadas...a vida é assim para muitos dos jovens :) e tu és uma lutadora


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 09:03
e tu também és querida... e hoje anima-te ta???
beijo grande...


De Bichana a 21 de Abril de 2009 às 09:50
Tenho MUITO, mas mesmo MUITO orgulho em ti!!!!
És uma força da natureza! Inteligente, linda, corajosa e com um óptimo carácter. Apesar da tenra idade (ainda és um bebé no B.I., lol) metes a um canto muita gente com o dobro da tua!! Estás talhada para ser uma vencedora!
Bjnhos!


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 10:01
Agora corei muito!!!!!! Obrigado pelas palavras amiga... mas tudo o que disse é o que sinto e é como as coisas se passam a minha volta, e revolta-me. Nao suporto injustiças e saber que pessoas que nao merecem sao magoadas. enfim...
:) beijo muito grande amiga ! bom trabalho!


De Bichana a 21 de Abril de 2009 às 10:10
Coraste?? Ahahahah!
Estamos no mesmo barco linda, eu também não suporto injustiças, e valorizo quem merece!
Bjnhos


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 10:14
Eu ja te disse! Temos mesmo muito em comum, traços da personalidade muito parecidos! :) :)
ainda nao me esqueci da nossa viagem a Africa :p
beijinhos


De Bichana a 21 de Abril de 2009 às 10:18


De Pankas a 21 de Abril de 2009 às 10:26
Assim é que é amiga... Mais nada...

Á pessoas que nos dizem do tipo: Veja lá como é que fala para mim, olhe que eu tenho curso superior... Já ouve uma vez que disse: Nem que fosse o Papa... (Coitada da mulher, também estava a tratá-la mal, mas ela tinha o meu dinheiro e queria ter a razão do lado dela, sabendo eu que tinha toda a razão).

Eu não tenho curso superior e não me sinto inferior nem superior a ninguém e não faço com que alguém se sinta assim...

Sei o que é trabalhar e estudar e não ter tempo quase nenhum para nada... Viver fora do meus pais sem grande parte da familia por perto nao sei... é um sacrificio enorme e tu és uma pessoa com grande força de vida e sabes dar a volta por cima...

Mostra-lhes que és bem maior que eles todos...

beijinhos amiga


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 10:35
Ja presenciei cenas dessas também amiga...
em compensaçao ha pessoas que nao sao assim. Tenho um tio meu que é professor e director dos rec humanos de uma empresa. Ele é um baldas e gosta de andar a vontade qd esta em casa. Um dia foi ao café com uns calçoes cheios de manchas de lixivia, uma tshirt velha e uns chinelos. As pessoas qd ele entrou olharam-no logo de lado. Mas tava la um funcionario da fabrica e veio cumprimenta-lo: "Ola sr dr como esta?" Devias ter visto a cara deles :p

Mas sim, algumas pessoas (mesmo algumas que nao tem cursos e nem mesmo tem dinheiro) nao sabem dar valor a quem luta. E pior, magoam essas pessoas. E isso eu nao admito.

beijooooo enorme :) :) e força ai nesse curso :)


De José A a 21 de Abril de 2009 às 11:34
Amiga JO, dizes que tens sorte, mas eu não concordo, acho que és é uma lutadora do caraças, uma Mulher com M grande. A sorte também se conquista e pelo que me apercebo, toda a tua sorte tem sido conquistada. Sinto, pelo que escreves, que és uma pessoa de grande humildade e isso é das maiores grandezas que podemos ter. Adorei este post.
Que nunca te falte essa força durante a vida...
Um grande beijinho.


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 12:08
José, obrigado :) :) a sério. é bom "ouvir" essas palavras de carinho... é verdade que luto sim, nao desisto.. mas sem duvida que as vezes por muito que se lute é preciso ter um bocado de sorte.
Obrigado, tb espero nunca me deixar abater :) tipo animal :p
e so posso retribuir o carinho :) td de bom! beijo grande!


De Cloudy a 21 de Abril de 2009 às 12:16
Vales muito amiga, mesmo que nunca viesses a acabar qualquer tipo de curso (o que não acredito, com essa força de vontade). És uma pessoa lutadora, de carácter, que certamente nunca se vai deixar ser comandada por ninguém ou estar à espera de viver à custa seja de quem fôr. Concordo com cada palavra tua, cada vírgula. Hoje tenho um curso superior e ganho apenas o suficiente para pagar as contas do dia a dia. Qualquer suspiro que queira dar em extra tenho que pensar duas vezes que é para não ficar sem dinheiro no final do mês. E para chegar aqui trabalhei em supermercados, lojas de decoração, limpei casas de banho e parques de estacionamento... e nunca me viram de má cara... cansada sim... má cara nunca. Sempre fui repeitada e odeio ver quem desrespeita quem não tem habilitações. Odeio ver salamaleques só porque fulano ou cicrano não possuem um Dr ou Eng. antes do nome. Fora daqui nunca me assumo como veterinária, ninguém tem nada a ver com isso e acho que me devem tratar como um comum cidadão, que é isso que sou fora do local de trabalho.
Continua como és que és um ser humano lindo!


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 12:26
:) :) :)

ainda me lembro de um post teu sobre o facto de te chamarem Dra. e tu dizeres que nao gostavas que te tratassem assim... e sei, pelo que leio, que te esforçaste muito para estudar e pagar os estudos... ou seja és uma pessoa que admiro, uma das pessoas que com esforço conseguiu alcançar uma das coisas que queria e eu admiro muito isso... é impossivel nao te respeitarem! tu mereces todo o respeito do mundo, seja agora seja quando trabalhavas no duro para pagar as despesas... :) és uma lutadora :) :)
beijo mt grande


De Cloudy a 21 de Abril de 2009 às 12:28
SOMOS, Joaninha! E que seja esse o nosso orgulho!


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 12:30
:) :) somos sim :)
beijao!


De mimi a 21 de Abril de 2009 às 16:07
Olá, cheguei aqui através da Cloudy.
Gostei mt de ler este post.
Eu não tenho curso superior. Tenho uma irmã 23 meses mais nova e como ela ela sempre teve melhores notas que eu, apesar de não pegar num livro e como os meus pais não tinham possibilidades de nos dar às 2 um curso superior, ela tirou um de engenharia e eu fiquei-me com um curso Técnico profissional. Hoje com 38 anos, estou a ponderar seriamente em ir concretizar um dos meus sonhos e tirar Acção Social.
A minha opinião é que acabes ou não o teu curso, sempre terás valores muito importantes.

Pepita


De Jo a 21 de Abril de 2009 às 18:18
Ola pepita :) benvinda :)
la esta, nem toda a gente tem a sorte ou o dinheiro, o que nao as faz menos do que os outros.
Acho que fazes mto mas mesmo mt bem! Tenho uma tia que se formou aos 40 anos e agora esta a dar aulas! Uma coisa que ela sempre quis fazer! Por isso vai em frente !!! E sim, temos valor nao pelo prefixo antes do nosso nome, mas sim por aquilo que somos... :)
beijinhos!!!


De drink a 21 de Abril de 2009 às 23:57
és mesmo reles! ursa.


De Jo a 22 de Abril de 2009 às 07:41
tb gosto de ti :)


Comentar post

Este sim, o meu blogue mais que pessoal...
mais sobre mim
posts recentes

Eu vou para outras parage...

Um ano...

Diferenças culturais...

Apanhei uma buba...

Chocante...

Nada melhor do que conver...

Apanhei uma buba...

ai...

é gozo nao é ?

Entao a modos que...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

mais comentados
47 comentários
45 comentários
42 comentários
41 comentários
36 comentários
36 comentários
comentários recentes
Olá, pessoalmente ficava pelo perfume da Armani......
existem diferenças! mas temos de assegurar que ele...
No plano mental é muito fácil julgar...
bem tenho andado desaparecido mas quando decido ve...
Ricardo, o link so nao é para alguns, mas é por es...
não era mais facil colocar logo aqui o link da nov...
Parabens... O teu blog eh fixe.Eu tbm ja tou cm o ...
E que muitos outros anos se repitam... para sempre...
Querida Jo,Fiquei triste, porque gosto de ir passa...
Adoro o blog
blogs SAPO
subscrever feeds