Quarta-feira, 4 de Março de 2009

Afinal para que serve um blog?

As vezes pergunto-me isso mesmo...Estou neste mundo blogosférico ha pouco mais de meio ano e ja me diverti muito, ja soltei gargalhadas, ja me apeteceu apertar o pescoço a alguém, ja sorri, ja fiquei sem reacçao.

Tenho percebido no entanto que ultimamente (talvez até tenha sido sempre assim, nao sei!) existem muitas guerrilhas... Luta pelas "audiencias", quais Sic, Tvi e Rtp. Blogs bons que deixam de existir por causa de anonimos manhosos. Pessoas que criticam outros blogs, porque acham que o seu é melhor, pessoas que deixam a "fama" subir a cabeça... enfim, um apanhado de situaçoes que me deixam deveras boquiaberta... é que se ha por ai um prémio qualquer ou um oscar, ou uma faixa dourada para o melhor blog, se houver por ai uma boa quantia em dinheiro para quem estiver entre os primeiros do ranking nacional, avisem-me por favor! Duvido que com a minha forma simples de escrever consiga algo, mas! posso sempre tentar nao é?

Todos os dias encontro blogs que considero futeis... outros que começo a ler e desisto logo, outros ainda que até me fazem perguntar a mim mesma "what the fuck?". E para essas situaçoes é que serve a cruzinha no canto superior do ecra.  Mas, um blog é algo pessoal, que sera lido sim, caso contrario nao seria um blog, mas sim um caderninho fechado a sete chaves, mas que nao tem necessariamente de agradar a "gregos e troianos". Nao tem necessariamente que passar uma mensagem sobre politica, religiao, literatura, ou até mesmo liçoes de vida. Cada um escreve sobre o que quer... Hoje até posso escrever sobre algo muito sério como a pena de morte e amanha falar do rato que atropelei na rua... So what? Isso faz de mim futil, degradante? Nao tenciono ser professora ou imagem para as pessoas. Sou eu e eu so. E tenho pena que algumas pessoas tenham essa mesma intençao... assim c omo das que se contentam com a opiniao dos outros sem se preocuparem com a sua propria opiniao... 

 

Sinto pena que até mesmo na blogosfera surjam estes conflitos idiotas... e depois falam-se de guerras, violencia, criminalidade? Por favor... se existem problemas por causa de uma mera plataforma abecedaria... 

 

E uma coisa que reparo... quando um dos meus tags é "sexo" as visitas triplicam... Fantastic! 

 

De qualquer forma, obrigado a quem me le, e a quem também me diverte com o que escreve, a quem escreve pensando em si e em quem o le, mas nao nas audiencias baratas que nao nos dao nada...  



publicado por Jo às 08:54 | link do post | favorito

De Bruno Fehr a 4 de Março de 2009 às 14:04
A blogsofera não é um mudo à parte, não é imune a criticas. Da mesma maneira que um bloguer pode criticar livros, filmes, politica, whatever, ele também pode ser criticado.

Aceito que um blogue "pode" ser pessoal, digo pode, pois raramente o é.
Há blogues de auto-promoção, há blogues publicitários, há blogues de opinião, etc. Mas visto que é tudo publicado online, deixa de ser pessoal. Pessoal são os escritos num diário escondido na mesinha de cabeceira.

Se o blogue tem textos que podem ser lidos por todos, porque motivo quem lê, só deve falar do texto se gosta? Qual é o problema em afirmar, "eu não gosto do blogue x, y e z"?

A sério que não percebo esta pseudo-imunidade que tentam dar aos blogues, dizendo que são pessoais. Nao são pessoais, são públicos.

Quanto às audiências, cada um lê o que quer, tal como cada um escreve o que quer. O bloguer não controla as audiências, quem gosta fica, quem não gosta parte. Mas também não controla possíveis criticas, ou aceita ou rejeita, mas isso pouco importa.

No que toca aos rankings nacionais, eles servem para muitas coisas. A principal é encontrar novos blogues rapidamente. Enquanto andamos horas de link em link, de blogue em blogue em busca de um bom blogue. Indo ao ranking temos ali uma selecção de 500 blogues, só numa página. Podemos ver o que os Portugueses gostam mais de ler. Todos os países possuem um ranking nacional, existe até um ranking de todos os blogues em Português, sejam eles de que país forem.

Quanto a dinheiro. Sim, existe muito dinheiro a ser ganho por quem lidera esses tops. Dinheiro suficiente para grupos de pessoas se poderem dedicar a um único blogue. O dinheiro vem de publicidade requisitada pelas empresas (pay to clic), publicidade Google (Ad sense) e criticas a produtos, ou seja o sistema "pay to write".

A blogosfera é um espelho da nossa sociedade e como tal, não é imune a criticas e a liberdade de dizer "gosto", "não gosto" é uma realidade que deve ser preservada, respeitada e nunca censurada.

A minha questão é: Porque motivo dizem que quem critica procura audiência?
Isto não faz sentido, pois se eu criticar o teu blogue, só os meus leitores vão ler, mas os meus leitores virão visitar o teu blogue para retirar as suas conclusões.
Tu como criticada, se não me mencionares, nenhum dos teus leitores vai ter ao meu blogue, logo, o critico não ganha visitas.

No fundo, o critico está a dar protagonismo ao criticado, sem receber nada em troca, excepto a satisfação de ter partilhado a sua opinião.

Claro que surgem guerras, mas isto acontece porque muitos não sabem aceitar uma crítica.
Eu tenho uma colecção pessoal de criticas ao meu blogue nos últimos (quase) dois anos. Um total de 32 críticas em 27 blogues diferentes, no entanto não fiz disso uma guerra ofendendo os autores e só em 4 ocasiones comentei a critica nesses blogues.

Nao há aqui uma guerra, é algo perfeitamente normal, exagerado por certas pessoas, com uma visão um pouco limitada. Há quem não perceba que ao colocar um texto extremamente pessoal no blogue, ou uma foto pessoal, milhões de pessoas o podem ler, a podem ver. Por isso, deixa de ser pessoal.


De Jo a 4 de Março de 2009 às 14:19
Ola Bruno,

Sem duvida que a blogosfera nao é imune a criticas, mas revoltam-me sim os insultos e faltas de respeito da parte de quem le aquilo que nao é obrigado a ler.
Nao é porque um blogue é lido por A, ou B ou C que deixa de ser pessoal. No meu caso por exemplo, sao as minhas historias, as minhas experiencias, o meu dia-a-dia, que partilho com quem conheço e nao conheço, é um facto, mas que nao deixam de ser pessoais, apesar de deixarem de ser privadas…
Quanto aos rankings… se numa lista de 500 blogues se encontram os melhores, é uma opiniao da qual nao partilho… nao me agradam blogues como “porcas do hi5” ou blogues que teimam em passar-nos informaçao sobre « as gaijas da tv ». Nao me agradam. Se merecem estar no top do ranking nacional é subjectivo. No meu top nao estarao certamente.

Quanto as criticas e criticados… uma critica pode ser sempre favoravel quando com respeito. Nao me dirijo a tua critica em relaçao ao outro blog. Refiro-me sim, a anonimos anormais que espalham por ai as suas opinioes em diversos blogs, desrespeitando os autores, sem terem a frontalidade para se identificarem. Felizmente so me aconteceu uma vez, e apesar das ameaças e desejos de uma morte breve, essa pessoa deixou de me chatear .

A blogosfera nao é imune a criticas, com toda a certeza… mas é certamente o sitio mais aproveitado por frustrados para « desancarem » outros que nada tem que ver com as suas desventuras… e é essa a principal mensagem que quero passar.


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Este sim, o meu blogue mais que pessoal...
mais sobre mim
posts recentes

Eu vou para outras parage...

Um ano...

Diferenças culturais...

Apanhei uma buba...

Chocante...

Nada melhor do que conver...

Apanhei uma buba...

ai...

é gozo nao é ?

Entao a modos que...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

mais comentados
47 comentários
45 comentários
42 comentários
41 comentários
36 comentários
36 comentários
comentários recentes
Olá, pessoalmente ficava pelo perfume da Armani......
existem diferenças! mas temos de assegurar que ele...
No plano mental é muito fácil julgar...
bem tenho andado desaparecido mas quando decido ve...
Ricardo, o link so nao é para alguns, mas é por es...
não era mais facil colocar logo aqui o link da nov...
Parabens... O teu blog eh fixe.Eu tbm ja tou cm o ...
E que muitos outros anos se repitam... para sempre...
Querida Jo,Fiquei triste, porque gosto de ir passa...
Adoro o blog
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Vamos votar nos Xutos e Pontapés para Melhor Artista Europeu da MTV
blogs SAPO
subscrever feeds