Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009

 

Li no jornal que quase todos os pais (no Reino Unido), quando descobrem durante a gravidez que o bébé tera Sindrome de Down, optam pelo aborto.

Quando era mais nova dizia que nao o faria. Nao abortaria.

Hoje com quase vinte e seis aninhos e ainda sem filhos continuo a pensar da mesma forma. Tenho para mim que essas crianças tem quase sempre a sorte de cair em familias que cuidam bem delas... nao é sempre eu sei... mas todas as crianças que conheci até hoje com trissomia 21 tinham uns pais maravilhosos que cuidavam deles com todo o amor e paciencia do mundo.

Quando fomos a Den Haag, ha cerca de dois meses, em frente a camara municipal, estava uma exposiçao com fotos gigantes de muitas crianças com Sindrome de Down, e testemunhos dos pais. Confesso que as lagrimas me vieram varias vezes aos olhos. Enquanto lia os testemunhos e olhava para aqueles rostinhos lindos, senti mais uma vez a certeza que jamais abortaria.

Eu sei que exigem muita dedicaçao, muita paciencia, muita atençao... mas como nao acredito que as coisas aconteçam por acaso, se aconteceu é porque estamos preparados para isso, nao é? Admiro muito os pais que conseguem enfrentar o mundo para educar os seus meninos que nascem diferentes, mas nao menos especiais... Nao condeno quem opta pelo aborto, mas acredito que neste mundo hajam muito mais pessoas que aceitem o desafio do que as que decidem por um fim a um futuro mais incerto.

E voces, que pensam sobre isto? Aborto ou nao? Afinal, cada um de nos tem opinioes diferentes, e a verdade é que este assunto tao complicado pode ter mais pontos de vista que o meu...

 



publicado por Jo às 12:30 | link do post | comentar | favorito

11 comentários:
De Armando Correia a 29 de Outubro de 2009 às 13:56
Em primeiro lugar devo dizer que conheço uma criança com Síndrome de Down e que é feliz há maneira dela.
Quanto há questão do aborto, é controversa.
Eu próprio afirmei-me sempre contra o aborto até ao dia em que fui confrontado com a situação de uma pessoa amiga que engravidou e sendo eu amigo da família foi-me pedida opinião, nesse momento vacilei, tendo em conta as condições sociais da família em questão e a idade dessa amiga, vacilei relativamente há minha convicção.
Confesso que é daqueles assuntos dos quais me prefiro manter afastado, porque são decisões difíceis de tomar, embora nunca tenha passado por nenhuma que me implicasse directamente.
A verdade é que essa amiga teve o bebé e é feliz.


De Jo a 29 de Outubro de 2009 às 14:50
eu nao sou contra o aborto... cada qual sabe de si... mas sei que o sindrome de down nao seria motivo para abortar, percebes?
Eu conheço quem fez um aborto e até hoje sofre a pensar como teria sido...


De Essência a 29 de Outubro de 2009 às 14:45
Este assunto toca-me de uma forma muito especial, não pelo síndrome de down, mas sim, porque já tive que optar entre manter uma gravidez até ao fim com 100% de certezas que o bebé não sobreviveria e o aborto. Eu optei pelo aborto, quando me garantiram que tanto em Portugal como em qualquer parte do mundo, não haveria nada a fazer. O problema do meu bebé era no coração. O ventrículo esquerdo pura e simplesmente não se desenvolveu.
Mas sabendo por aquilo que passei, o que sofri, o peso na minha consciência que estaria a "matar" o meu bebé, jamais optaria pelo aborto caso fosse diagnosticado o Síndrome de Down no meu bebé.


De Jo a 29 de Outubro de 2009 às 14:49
:( isso ja é diferente... imagino a tristeza... :/
va, beijinho e abraço :)


De Cindy a 29 de Outubro de 2009 às 14:51
Isso é muito complicado!
Acho que ninguém quer um filho com uma deficiência, seja ela qual fôr... abortar pode ser egoísmo... criar um filho assim também... só quem gera um filho sabe qual é o sentimento e acredito que quem aborta por isso é muito doloroso...
No dia que o meu filho nasceu uma amiga da minha mãe foi, no mesmo andar que eu, foi fazer um aborto porque apresentava várias deficiÊncias, desde falta de membros a malformações... e não me posso esquecer da cara dela... felizmente voltou a engravidar e hoje tem uma menina...

Penso que se podermos optar teremos e daremos mais qualidade de vida, porque há sempre outras complicações além da deficiência...

Beijocas


De Jo a 29 de Outubro de 2009 às 14:54
Concordo ctg amiga. Eu falo que nao o faria se fosse sindrome de Down... mas se fosse algo ainda mais grave, ma formaçao de tal forma que o meu filho nunca pudesse ter uma vida minimamente feliz, eu tb abortaria... e acredito que doa muito sim a quem opta por abortar... sao situaçoes que nos fogem das maos...
beijinhos


De C.M. a 29 de Outubro de 2009 às 15:12
Acho que só sabemos o que fazemos quando passamos pelas situações. Não sei que faria, mas deve ser aterrorizador ter uma notícia assim. Como dissetes, queremos sempre que o nosso filho seja perfeito. Quando estava grávida, o rastreio para espinha bífida deu positivo e eu já andava aflita.... De novo, não sei mesmo o que faria, mas agora, olhando para o meu bebé, acho que os amamos de todas as maneiras...


De p-estrangeiro a 30 de Outubro de 2009 às 13:34
Já trabalhei com bebés com síndrome de Down, e com homens adultos. E o melhor deles é a verdade, são pessoas que não têm qualquer tipo de problema em dizer o que pensam, da mesma forma que são capazes de te dar um sentido abraço e dizer obrigado. Não há espaço para o medo dos sentimentos.
Até hoje guardo um abraço que um rapaz me deu depois de um espectáculo de teatro, foi um "muito obrigado" de alma cheia, um "muito obrigado" por ter permitido que ele fosse "normal" durante hora e meia.
Eu retribui-lhe um "muito obrigado", um "muito obrigado" por me lembrares que ninguém é normal, e que o melhor está no coração de cada um, e eles têm um coração do tamanho do mundo.

PS: Eu sou a favor do aborto, por outras razões, pela razão de escolha pessoal.


De Alvaro Faustino a 30 de Outubro de 2009 às 18:07
Penso que haverá doenças ou deficiencias mais graves para optar pelo aborto (que nestes casos sou a favor). Síndrome de Down, não me parece ser uma boa razão para isso. São crianças bastante inteligentes para a sua condição, que se exprimem de uma maneira sem medos dos sentimentos. São mais verdadeiras ao fazer essa afirmação. Também nos fazem rir, chorar e tem vontade também de aprender, perguntando, olhando e escutando.


De chocolatsuisse a 30 de Outubro de 2009 às 20:43
Uma das minhas primas teve uma gravidez cheia de sustos, primeiro foi o teste que deu positivo para trissomia 21, e até ao fim, mesmo depois do rastreio, continuaram a aparecer outras anomalias que se vinham a dissipar, mas bom ela disse desde logo que ia ter o bebé mesmo que fosse deficiente. A única coisa que pude aconselhar foi pesquisar muito, procurar pais de crianças com deficiências , procurar saber tudo o que Eu achava que ela devia saber para estar preparada e para puder dar uma melhor qualidade de vida ao filho. Felizmente é um menino saudável. Mas acho que antes de tomar uma decisão era o que fazia, procurar outros pais, procurar ajuda e informação, mas não seria capaz de trazer ao mundo uma criança que não pudesse ter a menor qualidade de vida.
É um tema muito doloroso


De Bi a 14 de Abril de 2010 às 17:38
No plano mental é muito fácil julgar, decidir mas qdo a situação ocorre com vc no plano real temos que ser realista... Vc alteraria sua vida, a de seus familiares para ter uma cca S.down.... Se vc tem a informação antes obviamente vc tem seu livre arbítrio... Prefiro não julgar quem opta pelo aborto pois esta tbem não será uma decisão fácil para a mãe...


Comentar post

Este sim, o meu blogue mais que pessoal...
mais sobre mim
posts recentes

Eu vou para outras parage...

Um ano...

Diferenças culturais...

Apanhei uma buba...

Chocante...

Nada melhor do que conver...

Apanhei uma buba...

ai...

é gozo nao é ?

Entao a modos que...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

mais comentados
47 comentários
45 comentários
42 comentários
41 comentários
36 comentários
36 comentários
comentários recentes
Olá, pessoalmente ficava pelo perfume da Armani......
existem diferenças! mas temos de assegurar que ele...
No plano mental é muito fácil julgar...
bem tenho andado desaparecido mas quando decido ve...
Ricardo, o link so nao é para alguns, mas é por es...
não era mais facil colocar logo aqui o link da nov...
Parabens... O teu blog eh fixe.Eu tbm ja tou cm o ...
E que muitos outros anos se repitam... para sempre...
Querida Jo,Fiquei triste, porque gosto de ir passa...
Adoro o blog
blogs SAPO
subscrever feeds